sábado, 6 de janeiro de 2018

Canavieiras promove a Puxada do Mastro de São Sebastião

Tradicional Festa da Capelinha vai ser o maior sucesso .Confira a programação e não fique de fora dessa !
Uma das festas religiosas com comemorações profanas de Canavieiras é a realizada em homenagem a São Sebastião. Os festejos – religiosos e profanos –  têm início neste sábado (06), às 19h30min, na Praça da Capelinha com a festa dos Santos Reis,na Armindo de Castro (praça da Capelinha) em frente à Igreja da Sagrada Família (Capelinha). 
Segundo o prefeito de Canavieiras, Drº Almeida, São Sebastião é um santo muito devotado em Canavieiras, e por isso os festejos fazem parte do calendário turístico da cidade. Nesta data, a cidade recebe turistas de várias cidades da região,bem como, canavieirenses ausentes para homenagear um dos santos mais populares da Igreja Católica. “Além das homenagens religiosas promovidas pela Paróquia de São Boaventura, a população participa ativamente dos festejos profanos, cujo ponto alto é a Puxada do Mastro,e a apresentação da festa do Dia de Reis,bem  como o Boi Duro,estes dois últimos,que há muito estão esquecidos no calendário cultural da cidade”, explica Almeida.A festa conta com a organização das secretarias de Turismo e Cultura,através dos secretários Abel Lisboa e Amorim Cruz,respectivamente.
Todo o trajeto da puxada do “Pau de Bastião” é seguido por moradores, turistas blocos, fanfarras de grupos de dança e capoeira. Na passagem, o Mastro de São Sebastião é reverenciado pelas pessoas, que fazem questão de pegá-lo e até fazer chá da casca, por acreditar ser miraculoso. Contam as pessoas mais idosas, que as folhas que ornamentam o mastro, caso sejam guardadas na carteira, é certeza de fartura financeira. 
Festa Religiosa – A religiosidade do povo canavieirense é bastante expressiva e no período de 11 a 20 de janeiro a Paróquia de São Boaventura realiza a novena de São Sebastião, na capela erigida em homenagem ao Santo, no bairro do mesmo nome (conhecido como Três Xis). Durante todas as noites a comunidade católica participa da novena, às 19 horas, encerrada no dia 20, com a celebração da Santa Missa e Procissão pelas ruas da cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.