sábado, 6 de janeiro de 2018

Canavieiras promove a Puxada do Mastro de São Sebastião

Tradicional Festa da Capelinha vai ser o maior sucesso .Confira a programação e não fique de fora dessa !
Uma das festas religiosas com comemorações profanas de Canavieiras é a realizada em homenagem a São Sebastião. Os festejos – religiosos e profanos – têm início neste sábado (06),às 19h30min,na Praça da Capelinha com a festa dos Santos Reis,na Armindo de Castro (praça da Capelinha) em frente à Igreja da Sagrada Família (Capelinha). 
Segundo o prefeito de Canavieiras, Drº Almeida, São Sebastião é um santo muito devotado em Canavieiras, e por isso os festejos fazem parte do calendário turístico da cidade,que no período recebe vários visitantes trazidos pelos canavieirenses ausentes. Nesta data, a cidade recebe turistas de várias cidades da região,bem como, canavieirenses ausentes para homenagear um dos santos mais populares da Igreja Católica. “Estamos cada vez mais lutando para que nossas festas populares sejam mantidas e a cultura valorizada”, explica Almeida.A festa conta com a organização das secretarias de Turismo e Cultura,através dos secretários Abel Lisboa e Amorim Cruz,respectivamente.
Todo o trajeto da puxada do “Pau de Bastião” é seguido por moradores, turistas,fanfarras da cidade e em alguns momentos ,conta-se com a presença de grupos vindos da vizinha Belmonte,na costa do descobrimento,além de equipes de dança e capoeira. Na passagem, o Mastro de São Sebastião é reverenciado pelas pessoas, que fazem questão de pegá-lo e até fazer chá da casca, por acreditar ser miraculoso. Contam as pessoas mais idosas, que as folhas que ornamentam o mastro, caso sejam guardadas na carteira, é certeza de fartura financeira. 
Festa Religiosa – A religiosidade do povo canavieirense é bastante expressiva e no período de 11 a 20 de janeiro a Paróquia de São Boaventura realiza a novena de São Sebastião, na capela erigida em homenagem ao Santo, no bairro do mesmo nome (conhecido como Três Xis). Durante todas as noites a comunidade católica participa da novena, às 19 horas, encerrada no dia 20, com a celebração da Santa Missa e Procissão pelas ruas da cidade.Antes,tudo era feito na Igreja da Sagrada Família,até que a Igreja acima citada foi construída. 

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.