sexta-feira, 13 de junho de 2025

Canavieiras recebe Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025

 Para o prefeito Paulo Carvalho,do Avante,a certificação reconhece o compromisso da gestão com a responsabilidade no uso dos recursos públicos e com o direito do cidadão à informação.

Em uma grande celebração da responsabilidade com a aplicação do recurso público,ocorreu na manhã desta terça-feira(10)a entrega oficial do Selo de Transparência 2025 aos gestores que aderiram ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios do Estado da Bahia. A iniciativa do Ministério Público estadual,em parceria com órgãos de controle e a União dos Municípios da Bahia (UPB),tem como objetivo incentivar a transparência pública,fortalecer o exercício do controle social,estimular a cooperação interinstitucional e apoiar a gestão eficiente dos recursos públicos, especialmente no fomento à cultura e ao turismo nos municípios baianos. 

A prefeitura de Canavieiras,recebeu o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, concedido pelo Ministério Público da Bahia(MPBA).Para o prefeito Paulo Carvalho,do Avante,a certificação reconhece o compromisso da gestão com a responsabilidade no uso dos recursos públicos e com o direito do cidadão à informação. 

O Selo de Transparência integra o Painel da Transparência dos Festejos Juninos,uma ferramenta criada em parceria entre o MPBA,TCE e TCM, com o objetivo de promover a transparência nas contratações públicas relacionadas às festas juninas, estimular o controle social e garantir uma gestão eficiente dos recursos destinados à cultura e ao turismo. 

Foto: Douglas Ribeiro

O presidente da União dos Municípios da Bahia(UPB)e prefeito de Andaraí,Wilson Cardoso,exaltou o protagonismo dos municípios baianos.Segundo ele,a UPB teve papel fundamental na mobilização dos gestores para aderirem à ferramenta,além de orientar o envio dos dados.“Todo recurso aplicado com transparência e responsabilidade, dando retorno econômico para a população,não é gasto,é investimento para fazer o nosso São João crescer e ficar cada vez melhor”, afirmou. 

A promotora Rita Tourinho também ressaltou a eficiência da gestão dos recursos públicos a partir da participação dos municípios no painel. “Esse painel tem a participação ativa dos municípios,disponibilizando seus gastos com os artistas nos festejos juninos.Isso é um exercício de cidadania,porque permite a consulta de todos os munícipes para saber quanto seu município está gastando,mas também um instrumento turístico porque dá para saber as atrações”, afirmou. 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia(TCE/BA),o conselheiro Marcus Presidio,destacou o painel como ferramenta de controle social.“Também me reporto aos prefeitos e prefeitas que aderiram ao projeto com coragem, comprometimento e espírito público, dando exemplo de como é possível  aliar cultura popular boa gestão e transparência”, concluiu. 

Dos 417 municípios baianos,33 declararam que não irão realizar a festa. O painel registrou investimento superior a R$426 milhões em contratações artísticas feitas pelas prefeituras baianas neste ano de 2025. 

Os dados começaram a ser cadastrados no dia 21 de maio,por meio do sistema informatizado do MPBA,de festas realizadas no período de 1º de maio a 31 de julho. 

Iniciativa do Ministério Público estadual,o Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios do Estado da Bahia conta com a parceria dos Ministérios Públicos de Contas junto aos Tribunais de Contas do Estado (MPC/TCE) e dos Municípios (MPC/TCM), Tribunais de Contas (TCE e TCM),Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia e entidades como a UPB, União das Controladorias Internas da Bahia(Ucib),Sebrae, Universidade Federal da Bahia(Ufba),Imap e o Governo do Estado da Bahia,segundo informou a assessoria de comunicação da UPB.



 WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.

Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.