quarta-feira, 6 de abril de 2016

Saiba o que é a “criptografia de ponta-a-ponta” utilizada pelo WhatsApp

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Redação VN
O WhatsApp começou a notificar usuários do aplicativo de que já está utilizando a chamada criptografia de ponta-a-ponta. A novidade nada mais é do que um recurso de segurança utilizado pelos administradores do aplicativo.
“As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”, dizem as mensagens enviadas aos usuários. O sistema visa criptografar (cifrar a mensagem para deixá-la impossível de ser lida quando armazenada) nas duas “pontas” (pessoas que estão conversando) da mensagem.
cliptografia whatsapp 1
É preciso ter a versão mais recente do aplicativo para que a a criptografia de ponta-a-ponta seja ativada.Agora,com o novo modelo, nem mesmo o WhatsApp tem acesso a essas mensagens.
“Nos Estados Unidos, há uma polêmica entre a Apple e o FBI. A polícia pede que a empresa divulgue dados de mensagens em uma investigação sobre terrorismo. Porém, a Apple (que usa a criptografia de ponta-a-ponta) afirma que seria preciso criar uma “chave mestra” para desbloquear as mensagens e que isso acarretaria no fim da privacidade de usuários.FBI  conseguiu as informações que desejava”,através de outros recursos do serviço de intelig~encia americano. diz o WhatsApp em comunicado.
Na prática, agora, a empresa não pode cumprir ordens judiciais que solicitem a conversa dos usuários. Salvo pela existência de alguma falha de segurança no sistema, a única maneira de a polícia obter uma conversa pelo WhatsApp é por meio da apreensão do celular.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.