quarta-feira, 23 de março de 2016

“ANDADA” do caranguejo é fiscalizada

Servidores do Ibama estiveram em Canavieiras verificando se estava ocorrendo captura de caranguejos durante a sua “andada”.A fiscalização foi entre os dias 9 e 14 deste mês, quando também foram visitadas outras cidades, como Belmonte, Alcobaça, Mucuri, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
A “andada” do caranguejo-uçá é quando ele sai de sua toca para se reproduzir, tornando-se mais vulneráveis à captura.Em Canavieiras o pessoal do Ibama encontrou 1.200 caranguejos vivos num barraco, próximo a um manguezal.Os responsáveis fugiram ante a aproximação dos fiscais.Em Santo Antonio, município de Cabrália, foram soltos 70 guaiamuns fêmeas com ovas. Também foi lavrado um auto de infração, com multa de 2 mil e 700 reais, relativo à apreensão de 600 caranguejos vivos.Durante a operação o Ibama também inspecionou peixarias e outros locais de desembarque e armazenamento de caranguejos e realizou blitz em barreira fixa em duas rodovias, totalizando 131 veículos abordados, assim como fez o patrulhamento embarcado em rios e manguezais.
Trabalharam nesse operação cinco agentes ambientais federais do Ibama de Eunápolis e de Ilhéus, e mais quatro policiais ambientais de Porto Seguro. Colaboraram servidores do ICMBio/Reserva Extrativista de Canavieiras.
Esta semana e na próxima, entre os dias 24 a 29, ocorrerá o último período de “andada” do caranguejo neste ano. Estarão proibidas de novo a captura, armazenamento, transporte e comercialização sem a declaração de estoque. O infrator estará sujeito a multa e apreensão dos produtos e veículos, além de responder processo criminal na Justiça.    
Fonte/Tabu Online

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.