quinta-feira, 17 de julho de 2025

Monalisa Tavares retorna ao cargo de prefeita de Ibicaraí após decisão judicial

 Desembargador Federal devolve mandato a Prefeita de Ibicaraí Monalisa Tavares. A prefeita Monalisa Tavares(União Brasil)está oficialmente de volta ao comando da Prefeitura de Ibicaraí.A decisão foi proferida na noite desta quinta-feira(17)pelo desembargador federal Marcus Vinicius Reis Bastos.

O Dr. Marcus Vinicius Reis Bastos,Desembargador Federal acaba de conceder “TUTELA DE URGÊNCIA” para suspender o cumprimento de sentença em curso relativo ao Processo nº 0004413-95.2013.4.01.3311 e as medidas patrimoniais e políticas dele decorrentes,que determinavam o afastamento da Prefeita de Ibicaraí Monalisa Tavares.

Nesta quinta-feira,a Câmara Municipal realizou Sessão Solene anunciando a vacância do cargo e empossando o Vice-Prefeito,em razão de cumprimento de determinação do Ministério Público Federal.

Entretanto,o Desembargador tornou nulo todos os atos praticados em razão do afastamento da prefeita,que retoma a cadeira de Chefe do Executivo em Ibicaraí.

Eis uma parte da decisão tomada nesta quinta-feira:

“Indefiro o ingresso da Câmara Municipal de Ibicaraí como assistente simples(ID 439161728),por manifesta ausência de interesse no desate da lide rescisória,não tendo participado do feito principal.

A incumbência orgânica de declarar vago o cargo de Prefeito e dar posse ao sucessor não se traduz em interesse jurídico que o habilite a intervir no feito de que não é parte,cujo resultado em nada afeta as suas prerrogativas.

Em seu despacho nesta quinta-feira,a autoridade ressaltou,“uma vez mais,que a ação civil por improbidade administrativa não havia transitado em julgado quando da entrada em vigor das alterações da LIA,razão pela qual cabia a essa Corte reexaminar a apelação interposta, analisando a conduta da Ré,ora Autora,nos moldes em que definido pela novel legislação.

Por fim,vislumbro a presença do periculum in mora quanto à suspensão dos direitos políticos determinada no julgado original,porquanto a Autora é a atual Prefeita de Ibicaraí/BA,cuja vacância do cargo está na iminência de ser declarada por ato da Câmara Municipal(ID 439589609), em cumprimento à condenação que se busca rescindir nos presentes autos,com evidente prejuízo social e político local.

Comunique-se,com urgência,o Juízo Federal da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Itabuna/BA e o Vereador Presidente da Câmara Municipal de Ibicaraí/BA(por meio dos advogados constituídos no pedido de ID 439161728).

Cite-se o Ministério Público Federal para contestar a presente Ação Rescisória.

Publique-se. Intimem-se.
Brasília,17 de julho de 2025.”
Dr. Marcus Vinicius 

 

WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 





0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.