domingo, 24 de fevereiro de 2019

Carnaval: Ibametro orienta como aproveitar a folia em segurança


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade(Ibametro),órgão delegado do Inmetro na Bahia,orienta foliões para aproveitar a folia com segurança.Em algumas cidades como Juazeiro da Bahia,o Carnaval já tomou conta das ruas.“Mesmo nesse período de descontração,é importante seguir essas dicas do Inmetro para que se possa aproveitar a festa ou viagem em segurança”,destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
 Fantasias e adereços
- As fantasias devem obrigatoriamente ostentar a etiqueta têxtil,pois nela constam:as informações sobre a composição do tecido, importantes para que sejam evitadas reações alérgicas;dados sobre origem do produto e identificação do fabricante;e cuidados necessários na lavagem e conservação do tecido. 
- Nas fantasias infantis,evite:cordões fixos ou ajustáveis,pois eles podem prender em objetos e sufocar a criança;botões pequenos, lantejoulas e adesivos,que podem ser engolidos e causar engasgamento;zíperes sem proteção,que podem prender a pele; velcros que podem cortar a pele.
- Muitas fantasias vêm com máscaras ou com acessórios.Os acessórios de fantasia são classificados como brinquedo e,portanto,devem apresentar o selo do Inmetro.Máscaras,por exemplo,podem causar asfixia e outros brinquedos podem ter peças pequenas que podem ser engolidas.Assim,verifique a faixa etária,descrita na embalagem do produto,e lembre-se sempre de procurar o selo do Inmetro na embalagem.
- Acessórios de modas e joias de fantasias(tiara de princesa,colares, tornozeleiras,chapéu,bigode,espada,óculos)são classificados como brinquedo e,portanto,devem apresentar o selo do Inmetro.Assim, verifique a faixa etária, descrita na embalagem do produto e a presença do selo.
Preservativos:
Os preservativos são regulamentados pela Anvisa.O Inmetro é responsável pelas regras do programa de certificação.Antes de comprar, verifique:
- A marca do Inmetro e do organismo de certificação,assim como a data de validade e instruções de uso.
- Se o preservativo é vendido em pacotes com uma unidade ou várias, mas nunca de forma avulsa,o que é autorizado apenas em campanhas do Ministério da Saúde.
Segurança em casa e em viagens:
Nessa época do ano muitas pessoas viajam e se hospedam em casas, que costumam abrigar mais pessoas do que em dias comuns,ou pousadas.Por isso,é importante ter certos cuidados para evitar acidentes.
- Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada,mesmo com adaptadores e benjamins,principalmente na ausência do padrão brasileiro de plugues e tomadas.Há risco de choques elétricos,curto-circuitos e até incêndios.
- Crianças não devem ficar próximas aos fogões e deve-se tomar cuidado com panelas que não tenham superfície plana,que correm risco de escorregar e cair, provocando queimaduras.
- Cuidado com o tombamento de móveis e eletrodomésticos!É um acidente muito comum com crianças.Verifique se estão fixos na parede ou no chão os móveis que correm o risco de tombar,como estantes e cômodas;observe se a TV está sobre um móvel robusto e estável, adequado para suportar seu tamanho;TVs de tela plana devem ser afixadas diretamente na parede,num painel ou num móvel,conforme instruções do fabricante para garantir que elas estejam presas de forma segura. 
Você sabia que o Inmetro possui uma cartilha de segurança com essas e outras orientações? Acesse já e saiba como manter sua casa segura. 
Fique ligado: 
Em caso de acidentes de consumo envolvendo fantasias ou qualquer outro produto ou serviço, faça o relato no Site do Ibametro,link Relate o seu Acidentes de Consumo (http://www.ibametro.ba.gov.br).
Ascom - Ibametro
S E VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577




0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.