sexta-feira, 16 de março de 2018

Camacan:Família Reclama de sujeira e Infestação de Ácaros Causadas por Pombos que são alimentados por comerciante no centro da cidade



Dona Rosa, moradora da Rua 02 de Julho, centro de Camacan,sul da Bahia reclama que teve a casa contaminada por ácaros por causa de uma infestação de pombos. Ela relatou  à reportagem do Blog Paulo José que sofre com o problema há muito tempo e já perdeu  móveis, objetos por causa dos bichos.D.Rosa muitas vezes fica na casa de familiares até que o problema seja resolvido.
’’-Já conversei com o comerciante-dono de bar,que fica ali,perto da subida da ladeira,que não alimente esses bichos,mas ele da risada e disse que vai continuar sim, dando comida aos pombos’’,desabafou.
O aposentado Carlos (nome fictício,pois não quer ser identificado), morador de uma das casas,na mesma região, explica que uma grande quantidade de pombos fez ninhos no telhado, mas ele não sabia que os pássaros poderiam atrair tantos ácaros para a residência.
“Na santa inocência da gente, que achava que pombo é coisa da paz, é um símbolo da paz, a gente não dava caso, importância ao problema. Quando a gente começou a se coçar, foi saber que era um ácaro que estava contaminando a casa toda. Eu não moro aqui. Quem mora aqui são os ácaros”, disse em entrevista ao Blog Paulo José.
Esposa dele, a dona de casa Catarina(nome fictício) relata que ficou cheia de alergias na pele por causa da infestação. Ela conta que precisa usar maçarico nas paredes todos os dias para evitar que os ácaros se espalhem e já precisou retirar objetos em plásticos para evitar contaminação e queimar os sofás. Também será necessário trocar todas as telhas e o forro da residência.“Nós estamos desalojados dentro da nossa casa.Dói muito,porque você não sabe a que nós vamos recorrer”, reclama. 
Intervenção
O biólogo,Welington Tristão,explica que os ácaros se alimentam do sangue dos pombos e se alojam nos ninhos da ave.Ao avaliar a infestação na casa, ele pontua que os bichos encontrados no local são ácaros maiores, popularmente conhecidos como “piolho de pombo”.
“Esses ácaros começaram a se espalhar pela casa e acabam se alimentando do sangue dos moradores do local.Isso pode causar doenças dermatológicas, como feridas e, pessoas que têm sensibilidade, podem ter alergias”, explicou.
Por causa da infestação,ele relata que já foram feitas duas intervenções na casa e agora é preciso esperar para ver o efeito dos inseticidas aplicados no local. Ele relata que o casal deve poder voltar à residência até segunda-feira (19).
“Fizemos uma intervenção para evitar que se espalhe, para conter a proliferação dos ácaros. Identificamos que alguns não reclamam deles, no entanto, eles são o menor problema dos pombos. As fezes das aves contêm substâncias químicas que podem causar sérios problemas respiratórios”, alertou.
Criptococose.A doença causa problemas respiratórios,como falta de ar e dificuldade em fazer exercícios físicos.
Dicas
 Também conforme o biólogo  informou ao Blog,os pombos não podem ser mortos, mas há medidas que os moradores podem tomar para evitar que as aves façam ninhos sobre as casas. As principais são:Vedar os vãos entre as paredes e o telhado para evitar que os pombos entrem no forro.Não alimentar os pombos, já que as fezes deles têm substâncias tóxicas.
Veja as fotos que foram enviadas por WhatsApp:
  

   
 

  

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.