quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Enem: Candidato surdo foi obrigado a tirar aparelho auditivo durante prova

Com o tema da redação “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve registro de um candidato surdo de 17 anos que foi obrigado a retirar seu aparelho auditivo durante a realização da prova. 
Segundo informações do jornal O Globo, o caso aconteceu em Santa Bárbara do Oeste (SP). Apesar do comprovante de inscrição do jovem informar que ele é surdo, ele foi obrigado a deixar a sala, passar pelo detector de metais e retirar o aparelho usado no ouvido direito.
O pai do adolescente, Lourival Francisco Ribeiro, registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade. “Meu filho estava fazendo o Enem no domingo, quando, umas 15h, os fiscais pediram para ele se levantar, passar pelo detector de metais, retirar o aparelho e colocar num saquinho plástico. Não devolveram mais e ele teve que terminar a prova assim”, relatou. “É um trauma que ele vai levar para sempre, não vai esquecer”. 

De acordo com Lourival, o jovem nunca tinha passado por situação semelhante em sua vida escolar. O pai do estudante afirma ainda que o aparelho não voltou a funcionar. “Não sei o que fizeram com ele, mas está quebrado. E, sem o aparelho, nenm tem como mandar meu filho para fazer o segundo dia de prova do Enem”, lamenta. O equipamento custou R$ 6,4 mil no momento em que foi comprado, com desconto.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.