sexta-feira, 4 de novembro de 2016

SAÚDE:O que é o médico coloproctologista ou proctologista?


 Dra. Beatriz Deoti e Silva Rodrigues
CRM 28662
O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral. A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista. É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e Delgado. 
Atribui-se a John Arderne (1307 – 1392) a autoria da primeira publicação sobre a Proctologia. Sr. Arderne era um cirurgião inglês sendo considerado, por alguns, o pai da Proctologia. Sua publicação mais famosa foi um tratado sobre tratamento de fístula anal. Tratam das doenças benignas e malignas. Realizam exame físico no períneo conhecido como toque retal. Realizam também anuscopia e retossigmoidoscopia, ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa, a colonoscopia. Esses são os exames que  podem definir se o tratamento será clinico ou cirúrgico. 
O coloproctologista é o médico mais indicado para fazer as orientações sobre constipação intestinal,sexo anal,distúrbios na evacuação,prevenção do câncer de intestino e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis assim como oferecer as melhores indicações de prevenção e tratamentos nos assuntos referidos. 
O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas,fissuras anais,abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestino grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino,doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal. 
Muitos pacientes ficam em dúvidas, diante de tantas especialidades médicas,qual especialista que eles devem procurar quando tem sintomas anais e intestinais. Duas áreas que geram muitas dúvidas são a coloproctologia com a urologia praticada por especialistas urologistas. 
O urologista trata das doenças relacionadas aos rins,ureteres, bexiga, e das doenças que acometem o aparelho genital masculino formado pelos testículos, vesículas seminais, canal deferente, prostate e pênis.
 O coloproctologista faz o exame de toque retal para examinar o reto e o urologista utiliza esse exame para diagnosticar doenças da próstata. Esse exame é o principal motivo de confusão. Por isso alguns pacientes com hemorroida procuram o urologista e alguns pacientes com doenças da próstata procuram o coloproctologista.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.