segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Pescador festeja 85 anos da Colônia Z-20 em Canavieiras


Nesta segunda-feira 1º de agosto completam-se os 85 anos de fundação da Colônia Z-20 de Pescadores de Canavieiras, uma das entidades da sociedade civil mais antigas do município e da região sulbaiana. Haverá um culto em ação de graças às 19 horas na sua sede, esquina da Praça da Capelinha com a av. ACM.

A Colônia tem hoje cerca de 1.800 associados e se encontra na plenitude do seu funcionamento. Através da entidade, pescadores e marisqueiras têm acesso a programas sociais de fundamental importância, inclusive amparo previdenciário e, específico para a classe, o seguro-defeso.

Atualmente a Colônia Z-20 é presidida por Evaldo Araújo de Oliveira. Ele e diretores já têm um expressivo saldo de realizações, mas têm enfrentado também o problema da suspensão justamente do seguro-defeso, medida tomada ainda na gestão da presidente Dilma Rousseff e que produziu efeitos negativos em todo o Brasil.

A presidente afastada também determinou à época que a Previdência dos pescadores deixasse o Ministério da Pesca, extinto em seguida, e passasse para o âmbito do INSS, causando novos transtornos para a classe. Quanto ao seguro-defeso, o Supremo Tribunal Federal já determinou que voltasse a ser pago, independente de qualquer auditoria que viesse a ser feita em seu cadastro.

A fundação da Colônia Z-20 a 1º de agosto de 1931 foi resultado de um movimento liderado pelo pescador Jaime Abud e que viria a ser o primeiro presidente da entidade. Veja a seguir três fotos de antigas reuniões na Colônia Z-20 e de uma outra foto histórica, do mercado do peixe que a Z-20 construiu no final daquela década na rua da Prata, às margens do rio Patipe, e que existiu até os anos 1960. (TabuOnline)

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.