sábado, 16 de abril de 2016

ECONOMIA: Ipiaú recebe primeira edição do Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau‏



O 1º  Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú acontecerá na Praça Ruy Barbosa e terá entrada franca.

Chocolate de origem é destaque no festival

Crédito: Arquivo/JBO/Mauricio Maron
Promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios em torno da cacauicultura em uma das regiões considerada referência no cultivo do cacau na Bahia. Esses são os principais objetivos da primeira edição do Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú, no Sul do estado, que acontece no município entre 22 e 24 de abril. O evento reunirá 18 expositores de chocolates finos e produtores de cacau, além de apresentar tecnologia de produção, estimulando o turismo e a gastronomia na cidade.
A programação do Festival inclui palestras e debates com especialistas sobre o tema, como Raimundo Mororó, da Mendoá e Durval Libânio, do Instituto Cabruca; espaço de recreação e minicursos de confeitaria para crianças; workshops de receitas à base de chocolate; visitas a fazendas produtoras de cacau e concurso para eleger a melhor amêndoa da região. Um dos pontos altos do evento são as Oficinas Tecnológicas sobre produção de chocolate a partir da amêndoa do cacau promovidas pelo Instituto Federal através do sistema Rede e-Tec. Esses cursos são destinados à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área.Na agenda cultural, estão grandes atrações regionais.
Entre os expositores estão ChOr – Chocolate de Origem, Amma, Mendoá, Fazenda Sagarana, Costanegro Chocolates, Amado Cacau, Jequitibá e Premium, além de produtos oriundos da agricultura familiar como geleias, doces e bolos. Na área da economia criativa, os expositores exibem artesanato, itens de decoração e vestuário.
Realizado pela Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio de Contas (Aproc), Território Identidade Médio Rio das Contas, MVU Promoções e Eventos, em parceria com Prefeitura de Ipiaú, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, e Ministério do Desenvolvimento Agrário, o evento conta também com o apoio de CAR, Faeb, Senar, Sebrae, entre outros. O 1º  Festival do Chocolate e Cacau e 3º Agrocacau de Ipiaú acontecerá na Praça Ruy Barbosa e terá entrada franca.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:


Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.