segunda-feira, 26 de outubro de 2015

UNA:Guarda Municipal Mirin passará a ser uma realidade no governo de Diane Rusciolelli

No último dia 23/10, a prefeita Diane Rusciolelli deu o pontapé inicial no Colégio DAVI SOARES PINHEIRO, localizado no Bairro Marciel Ganen, na formação da futura Guarda Mirin no Município de Una.

Na oportunidade, a prefeita realizou duas reuniões (manhã e tarde) com cerca de 150 alunos dessa Escola, na presença do Comandante da Guarda Euzenito Varjão, formalizando o projeto e fazendo uma explanação da importância desse segmento para a sociedade local e para o município.

O Comandante Varjão explicou em detalhes como funcionará o processo de seleção e os requisitos impostos para que as crianças possam compor o corpo da Guarda.


A Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no Brasil, com objetivo de auxíliar ao jovem de 12 a 18 anos. Dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante, e a complementação educacional. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, contudo, com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos, além de incentivar a presença do aluno na escolar.  
O projeto não se filia a nenhuma corrente religiosa, ideológica ou política e não está organizado em nenhuma estrutura rígida de comando.  A Guarda Mirim de Rio Claro é a mais antiga do Brasil.
Devido à falta de unidade, o projeto apresenta muitas variações e diferenças nas cidades em que se desenvolve, contudo, tem sido tomadas medidas no sentido de homogeneizar o projeto e fortalecê-lo, como o projeto "Jovens de Atitude - Uma nova Visão sobre a Guarda Mirim".

Um comentário:

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.