sábado, 24 de outubro de 2015

ARATACA: IV JORNADA AGROECOLÓGICA SERÁ REALIZADA NO FINAL DE OUTUBRO



IV Jornada Agroecológica vai anunciar implantação de 200 mil hectares de sistemas agroflorestais na Bahia
A IV Jornada de Agroecologia da Bahia, que vai ocorrer entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2015, deverá anunciar a implantação de 200 mil hectares de sistemas agroflorestais, no Litoral Sul do Estado, entre os chamados povos da terra – ou seja, assentados, quilombolas, agricultores familiares e indígenas. Essa ação de implantação deve levar alguns anos para ser finalizada.
O evento, que tem apoio do Incra, acontece no assentamento Terra Vista, situado no município de Arataca (BA). A expectativa da organização é de receber até quatro mil participantes.
De acordo com um dos coordenadores do Movimento Teia dos Povos, Joelson Oliveira, que promove as jornadas, a implantação de sistemas agroflorestais possibilitará a distribuição de mudas de cacau orgânicos, resistentes às pragas, e de matrizes da Mata Atlântica, entre assentados e as diversas comunidades tradicionais. “O objetivo maior é torná-los produtores de cacau orgânico resistente e de alimentos agroecológicos. Ao mesmo tempo, em respeito à natureza, fortalecer os laços de cada um, como guardiões das florestas”, esclarece.
A cada ano, a jornada tem se consolidado como referência na discussão agroecológica entre assentados e comunidades tradicionais. A iniciativa também agrega e dissemina experiências ancestrais e contemporâneas com a finalidade de fortalecer a adoção do modelo de cultivo sem uso de agrotóxico.
Jornada
A programação deste ano é abrangente e aborda temas como soberania alimentar, educação, economia e autonomia dos territórios, defesa dos territórios tradicionais, saúde tradicional e cultura.
Durante a jornada, haverá a constante troca de “sementes crioulas”, que são sementes tradicionais cultivadas há muitas gerações pelos povos da terra.
Especialização
No dia 31, acontece um dos eventos de destaque na agenda da IV Jornada de Agroecologia da Bahia, que é a formatura de alunos do Curso de Especialização em Agroecologia Aplicada à Agricultura Familiar, no modelo de Residência Agrária.
A especialização é fruto de uma parceria entre o Incra, por meio do Programa de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Referência
O Projeto de Assentamento Terra Vista é uma área de reforma agrária agroecológica e que se destaca por ser o primeiro a produzir chocolate orgânico artesanal. Além disso, produz mudas arbóreas e frutíferas, típicas da Mata Atlântica para reflorestamento.
Serviço
O quê: IV Jornada de Agroecologia da Bahia
Local: Assentamento Terra Vista – Arataca (BA)
Período: De 29 de outubro a 1º de novembro de 2015
Contato: (73) 8175-4297 / 8169-7529 / 8171-0193
 Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA 

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.