domingo, 2 de agosto de 2015

PARABÉNS UNA PELOS 91 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

Una é um município do estado da Bahia, no Brasil. Seu nome significa, em língua tupi, "preto" , numa alusão à coloração do rio que banha a cidade. O município foi criado em 2 de agosto de 1890.

HISTÓRIA  -- A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. O território integrava a sesmaria do Capitão-Mor Dom Rodrigo José de Menezes. Seu desbravamento iniciou-se por volta de 1770, por Maria Clementina Henriqueta e familiares, que ali se estabeleceram formando a fazenda São José. Com a chegada de colonos alemães e poloneses, formou-se a povoação denominada Una, entre as desembocaduras dos rios Uma e Maroim. Em 1860, criou-se a freguesia com o nome de Santo Antônio da Barra do Una. Criou-se o município em 1890. Supresso em 1923, seu território foi anexado a Canavieiras. Em 1924, restaurou-se o município com sede no povoado de Cachoeirinha. Em 1939, elevou-se a vila à cidade, alterando-se o topônimo para Una. O topônimo é um vocábulo tupi que significa “negro”. Os nativos de Una são chamados unenses

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.