sexta-feira, 22 de maio de 2015

HISTÓRIA DE CANAVIEIRAS:Tinha uma igreja ao lado da prefeitura?

Ela foi a primeira igreja construída no primitivo povoado que estava surgindo aqui na ilha de Canavieiras e que viria a ser, muito tempo depois, a nossa atual cidade. 
Antes dessa igreja, existiu só a capela erigida pelos primeiros colonizadores no Puxim da Praia, que foi, na verdade, onde Canavieiras começou. 
Estas informações, e sobretudo a ilustração acima, estão aqui a propósito do início das festividades dos 300 anos da criação da Freguesia de São Boaventura do Puxim, que culminarão em 2018. 

Construção e demolição 
Estima-se que a Igreja de São Boaventura, aqui na nossa então nascente cidade, tenha sido construída em princípios dos anos 1800. 
Isso porque os moradores do núcleo pioneiro de Puxim da Praia optaram, passados uns 40 anos alí instalados, por mudarem-se para um local próximo à foz do rio Pardo. 
Foi quando começou então a surgir de verdade o que viria a ser a vila e, depois, a atual cidade de Canavieiras. 
Se não se sabe a época certa da construção dessa igreja, da sua demolição tem-se o ano exato: 1934. 
 Traslado de imagens 
Dois anos antes, em 1932, ficara pronta a atual Matriz de São Boaventura. 
Foi quando, na tarde de 4 de julho, inicio do novenário do santo padroeiro da cidade, trasladou-se o Santíssimo e imagens da igreja para a nova matriz de São Boaventura. 
Coube a Antonio Martins Pereira Lima, contratado pela municipalidade, a demolição em 1934 da igreja velha. O material resultante da demolição foi utilizado na construção da sua casa, atualmente o imóvel de nº 383 da rua General Pederneiras. 
As lápides existentes no templo demolido teriam sido assentadas na capela do atual cemitério e a pedra alusiva ao 2º centenário de criação da Freguesia, de 1918, saiu daí para ser afixada no átrio da matriz. 

 Três datas marcantes
A contagem dos citados 300 anos é feita a partir do dia 11 de abril de 1718, que foi quando o Arcebispado de São Salvador da Bahia criou a Freguesia de São Boaventura do Puxim, desmembrando-nos da Freguesia de São Jorge dos Ilhéus. 
Mais do que uma celebração da Igreja Católica, essa data é um marco no calendário histórico de Canavieiras. A propósito, três datas são marcantes no nosso calendário: 

 11 de abril de 1718 – Criação da Freguesia de São Boaventura do Puxim
13 de dezembro de 1832 – Criação do município de Canavieiras 
 25 de maio de 1891 – Elevação da sede do município de vila à cidade

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.