sábado, 25 de outubro de 2014

Operação coíbe abate clandestino de gado e apreende carne sem inspeção em Itabela

Operação visa combater o abate clandestino de gados no municipio.
Uma operação foi realizada na manhã desta sexta-feira (24), pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com o apoio da Polícia Militar, tendo como foco o combate ao abate clandestino de gado bovino no município.

A operação iniciou-se através de denúncias anônimas, sobre constantes roubo de gados em propriedades rurais do município. Os fiscais encontraram em uma das fazendas, localizada próximo ao posto vitória, um cemitério clandestino com restos de animais, o que se suspeita de ser um abatedor Ilegal. De acordo com fiscais, um crime ambiental existe no local, visto que existe uma lagoa próxima ao local onde os animais são abatidos, podendo haver grande risco de contaminação da água.
No momento do flagrante, foram encontrados no local, dois homens que alegaram para os fiscais que a área foi arrendada em sociedade para o abate dos animais. Um dos homens informou aos fiscais que possui um Box de comercialização de carne no Mercadão Municipal de Itabela.
Cemitério clandestino com restos de animais foi encontrado em uma propriedade rural.
No local, também foi encontrado, mais de cem cabeças de gados sem possuir o registro da ADAB. Os proprietários terão que provar a origem destes animais e caso estejam em situação irregular, receberá multa de 53,00 por cabeça.
Os homens foram conduzidos para a delegacia civil de Itabela, para serem ouvidos e poderão responder por crime contra o consumidor e crime ambiental.

Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a DiaCarne sem documentação foi apreendida e será incinerada.

A operação também flagrou em outra propriedade rural, o momento em que um animal era abatido. O proprietário disse que a carne era para o próprio consumo. A carne que não possuía documentação e nem registro, foi apreendida e o proprietário foi conduzido para a delegacia para prestar depoimento. O proprietário poderá ser autuado pelas infrações e poderá pagar multa que pode chegar até três salários mínimos.

Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia
O fiscal da Adab, Epaminondas Peixoto, alerta que carne de abate clandestino representa um grande risco para a saúde do consumidor, onde a de carne é altamente contaminada e pode conter bactérias, podendo causar doenças como brucelose ou tuberculose. Ele disse ainda que essa é a primeira etapa da operação, e que outras irão acontecer visando coibir o abate ilegal de animais.


COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE EM ITABELA
Com base nas denúncias de abate clandestino de animais, a Vigilância Sanitária do município, foi acionada para realizar as apreensões de carne que não possuírem documentação e estiverem armazenadas de forma irregular no mercado de carne municipal.
Fiscal da Adab, Epaminondas, foi até a Sede da Vigilância Sanitária em Itabela, na tentativa de encontrar uma solução para o problema.

De acordo com o açougueiro, Edvaldo Santos, conhecido por ‘Gazo’, ex-presidente da associação dos açougueiros, disse que a questão da fiscalização da comercialização da carne no município é antiga e que os açougueiros buscam solucionar o problema.
Segundo ‘Gazo’, muito dos açougueiros, comercializam as carnes de procedência legal, possuindo o cuidado na hora de escolher com quem se compra o gado e cuidado no abate e no transporte das carnes. “Temos uma preocupação muito grande com o nosso consumidor, pois são eles que movimentam o nosso ramo e precisamos oferecer produto de qualidade “, disse Gazo.

Ainda segundo o açougueiro, a ADAB e entidades deveriam sugerir ações para instruir os açougueiros e apresentar propostas para o problema. Ele informou ainda, que o único município que existe um abatedouro como pede a ADAB é em Teixeira de Freitas, o que levaria o aumento excessivo do valor de compra da carne ao consumidor.
Uma reunião ficou agendada entre a ADAB, vigilância sanitária, secretaria de saúde e açougueiros, para buscar medidas legais para resolver a questão da comercialização e venda de carnes.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.