sábado, 25 de outubro de 2014

Novas denúncias marcam o último debate de Dilma e Aécio


Presidenciáveis Aécio Neves e Dilma Rousseff
No quarto e último debate na televisão (TV Globo) antes do segundo turno da disputa presidencial, os candidatos Aécio Neves (pelo PSDB) e Dilma Rousseff (PT) iniciaram discutindo as denúncias feitas nesta sexta-feira (24) pela revista Veja.
Aécio Neves fez a primeira pergunta exatamente sobre a reportagem da Veja, segundo a qual tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o ex-presidente Lula sabiam a respeito de desvios de recursos na Petrobras.
“A revista Veja não apresenta nenhuma prova do que faz. Ela tem o hábito de tentar dar um golpe eleitoral. Fez a mesma coisa em 2002, em 2006, em 2010 e agora faz em 2014. O povo não é bobo, candidato. E sabe que está sendo manipulado”, disse a petista.
O tucano citou que outra revista também denunciou corrupção do PT. “O senhor cita duas revistas que nós sabemos para quem elas fazem campanha”, disse Dilma.
Porto de Cuba
O senador mineiro questionou o financiamento brasileiro ao porto de Cuba dizendo que leva um “carimbo de secreto”. e perguntando o que o governo do PT tem a esconder sobre o financiamento.
“Eu não tenho nada a esconder”, rebateu Dilma, afirmando que foram empresas brasileiras as beneficiadas.
Manifestação do público
O mediador do debate, o jornalista William Bonner, da Rede Globo, teve que intervir para interromper manifestação da plateia (parte aplaudindo e outra parte vaiando) quando Dilma Rousseff disse que Aécio Neves era líder do governo FHC. “Eu era líder do PSDB”, rebateu Aécio.
“É a mesma coisa”, disse Dilma. “Para quem não conhece o Congresso, talvez”, concluiu Aécio Neves, provocando a primeira manifestação do público.
Dúvidas dos indecisos
No segundo bloco do debate a plateia – formada por eleitores indecisos – fizeram perguntas aos dois candidatos. Sobre as dificuldades de moradia – Dilma destacou o Programa Minha Casa, Minha Vida, que Aécio prometeu ampliar; a respeito da valorização dos professores – o tucano prometeu enfrentar o desafio e Dilma lembrou dos recursos atrelados ao pré-sal; e quanto à corrupção.
Dilma Rousseff defendeu penas mais severas, e Aécio Neves respondeu: “Olho nos seus olhos e digo: vamos tirar o PT do poder”, provocando outra manifestação no estúdio.
Outra pergunta referiu-se ao fator previdenciário. O candidato do PSDB prometeu rever. Dilma disse que ele foi criado pelo PSDB. Aécio rebateu que foi o presidente Lula quem vetou projeto do Congresso acabando com o fator.
Corrupção
O tema voltou a dominar o debate, no terceiro bloco. Aécio Neves disse que repetiria uma pergunta feita por William Bonner em entrevista anterior e que ficara sem resposta: “Para a senhora, José Dirceu mereceu a prisão, ou é um herói nacional?”
Dilma Rousseff preferiu referir-se a denúncias chamadas de “o mensalão mineiro”.
A candidata do PT perguntou sobre agricultura e foi criticada pelo rival por estar “olhando no retrovisor do passado”. A petista então voltou para a tréplica dizendo ser necessário falar de governos anteriores porque são credenciais para o futuro.
“Vamos debater o Brasil daqui para frente. Quem fala muito do passado, quer evitar o presente ou não tem nada para apresentar para o futuro”, defendeu Aécio.
Após questão sobre o Enem e programas educacionais, Aécio disse que já foi considerado por Dilma um “governador exemplar”. A petista então reconheceu que chegou a acreditar na gestão de Aécio “até descobrir que Minas Gerais se tornou o segundo Estado mais endividado do País”.
Considerações finais
Dilma Rousseff foi a primeira a falar com os eleitores. “O Brasil que estamos construindo é o Brasil do amor, da construção e da união. O País que quer crescer e melhorar de vida”, disse. Segundo ela, “nem crise e nem pessimismo” irá tirar dos eleitores o que eles conquistaram.
Aécio Neves lembrou a luta do avô Tancredo Neves. “Chego ao final dessa campanha de pé, honrado. Não sou mais um candidato de um partido político, sou o candidato da mudança e da generosidade”. E concluiu: “Lutei o bom combate, sem mentir, e sem perder a fé”.
Tribuna da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.