terça-feira, 16 de janeiro de 2024

MEC publica nesta terça-feira resultado do Enem 2023

 Acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante

O Ministério da Educação(MEC)divulga a partir desta terça-feira(16)os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem)2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
Segundo o Ministério da Educação,as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação,sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março.Ao todo,mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias,após a divulgação dos resultados.O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência;e que a nota pode chegar a 1.000 pontos,mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Entre esses fatores estão fuga ao tema,extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto,não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica,o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil,por meio do Sistema de Seleção Unificada(Sisu)e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos(Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos,além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais,como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose

Em uma informação recém-divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), cerca de 60 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem)de 2023 alcançaram a nota máxima na redação,a cobiçada nota mil.Dos que obtiveram essa distinção,quatro são de escolas públicas e provêm dos estados do Espírito Santo,Rio Grande do Norte,Rio de Janeiro e Tocantins.
Um tema de grande relevância social abordado na redação
Os candidatos que atingiram a nota máxima escreveram sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Uma temática social bastante relevante e que convida à reflexão tanto sobre gênero quanto sobre divisão de papéis sociais e trabalho não remunerado.
Um número que inclui a edição regular e de reaplicação
Essa conquista dos estudantes não se limita apenas à edição regular do exame.O número de alunos que alcançaram a nota mil na redação engloba também aqueles que participaram da edição de reaplicação do Enem 2023.
Um total de 3,9 milhões de candidatos
Ao todo,foram 3,9 milhões de estudantes inscritos para o Enem 2023. Portanto,tomar conhecimento de que 60 deles atingiram a nota máxima na redação é um feito realmente notável.
Um passo importante para o futuro da educação
Este é um resultado expressivo que representa não só o comprometimento e dedicação desses estudantes,mas também ilustra a qualidade da educação e preparação que estão recebendo.É um passo importante e encorajador para o futuro da educação no Brasil.
Destacar esses estudantes e seus feitos ajudará a estabelecer exemplos positivos e servirá de incentivo para os futuros participantes da prova. Além disso,esta conquista tem o poder de inspirar outros estudantes a seguirem seus passos e alcançarem seus próprios objetivos acadêmicos e de carreira.







0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.