quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Dia de São Sebastião é celebrado nesta quinta-feira (20)

 

 

No dia 20 de janeiro,comemora-se a o Dia de São Sebastião.Diversos estados brasileiros celebram o santo,como Bahia,Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba.Mas é na cidade do Rio de Janeiro que a comemoração ganha destaque,já que São Sebastião é o padroeiro do município.O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome,a peste,protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas.A comemoração do Dia de São Sebastião é marcada principalmente por missas e procissões.O  nome é devido ao rei-menino de Portugal,seu xará,Rei Sebastião de Portugal e Algarves.Em 1567,quando o Rio foi fundado,ele tinha apenas 9 anos e quem mandou levantar a cidade foi sua avó,a rainha viúva Catarina da Áustria.

Cidades baianas como:Camacan,Canavieiras,Maraú, Ilhéus,Belmonte também festejam o Santo.

Origem

São Sebastião nasceu na França no século III,mas logo pequeno,sua família mudou-se para Milão.Lá,ele cresceu e foi educado dentro dos valores do cristianismo.Quando jovem,Sebastião alistou-se como soldado de Roma e acabou se tornando um dos guardas prediletos do Imperador Dioclesiano.O imperador era conhecido,entre outras,por perseguir os cristãos.Assim,Sebastião utilizava-se de seu relativo poder militar para agir secretamente junto aos prisioneiros cristãos,levando a eles palavras de conforto antes de suas lutas como gladiadores.Dessa forma,o soldado ganhou fama de benfeitor.

Sua fama,porém,não demorou a ser descoberta pelo Imperador. Dioclesiano,que costumava expulsar os cristãos de seu exército,foi mais tolerante com seu soldado favorito.Tentou fazer com que Sebastião renunciasse sua fé.Diante da negativa de seu soldado,o Imperador mandou executá-lo.Sebastião foi então amarrado a um tronco e alvejado de flechas– tal como ilustrado nas imagens que o representam.A surpresa veio à noite.Quando um grupo de mulheres foi recuperar o corpo do soldado para enterrá-lo, viram que Sebastião estava vivo.Elas o levaram e cuidaram de suas feridas.

Reestabelecido,Sebastião continuou a pregar o cristianismo,porém não mais em segredo.Voltou a tentar convencer Dioclesiano de poupar os cristãos.O Imperador mandou executá-lo e Sebastião,após sua morte,foi jogado nos esgotos de Roma.Seu corpo foi encontrado por uma mulher, mais tarde chamada Santa Luciana,que finalmente o sepultou.

Cerca de 400 anos mais tarde,o Imperador Constantino,conhecido por ter se convertido ao cristianismo,ordenou a construção de uma basílica para abrigar os restos mortais de Sebastião.

No Brasil

A adoração de São Sebastião chegou ao Brasil com a colonização portuguesa.Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro,São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos,índios e portugueses em defesa das terras brasileiras.A batalha teria acontecido no dia 20 de janeiro,dia do santo.

Fontes:HANSEN, Karla. A história e as histórias de São Sebastião e GOMES,Quintino   

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com  Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook

O hasteamento do Mastro de São Sebastião,é tradição em Canavieiras e Belmonte


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.