terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Confira dicas para deixar a ceia de natal mais saborosa e econômica

 

Quando se fala em Ceia de Natal,logo vem em mente muita fartura e, sobretudo,alimentos ricos em gorduras e calorias,aumentando as expectativas de unir toda a família para um grande banquete.Com isso, vem o dilema:será que dá para saborear todos aqueles pratos típicos e investir em alimentos mais leves ao mesmo tempo?De acordo com a nutricionista,Cibele Câmara,sim.A grande questão é saber medir as quantidades e equilibrar as refeições.

Investir nas frutas oleaginosas,típicas do período de Natal,como avelã, pistache,nozes,amêndoas e castanhas é uma boa alternativa.“Elas ajudam a proteger o coração e reforçam a imunidade.Temos ainda,as frutas secas como damasco,figo,ameixa e uva-passa,ingredientes que proporcionam saciedade e ajudam a regular o intestino”,avalia. 

As frutas da estação também são muito consumidas nas ceias das casas brasileiras.O abacaxi,por exemplo,acompanha muito bem a carne de porco e tem propriedades diuréticas,afirma Cibele.

“Outra fruta típica é o pêssego,que tem características desintoxicantes, além de ser diurético e laxativo.Caso tenha exagerado na comida,a dica é guardar alguns pêssegos para o dia seguinte”,pontua a nutricionista.Já a cereja tem poder anti-inflamatório e,apesar de ser doce,pode ser consumida até mesmo por quem é diabético.Há,ainda,a uva,que traz grandes benefícios para a saúde da pele e ajuda a combater o envelhecimento. 

Além dos exemplos citados acima,Cibele lembra de outros alimentos típicos do período natalino e que,se consumidos com moderação,trazem grandes benefícios.Um deles é o peru,rico em proteínas,ferro,fósforo e potássio e pobre em gorduras,possuindo vitamina B6,que auxilia o sistema imunológico.

O Tender é outra proteína com baixo teor de colesterol e traz minerais, como o magnésio.“Podemos falar também da famosa lentilha,que é uma grande fonte de fibra e ferro,prevenindo anemia e ajudando no funcionamento do intestino”

Uma dica importante para a ceia é tentar combinar ao máximo as frutas com os pratos principais,como manga com peito de peru.Evitar misturar carboidratos,como arroz com farofa,é outra alternativa viável.A preferência por alimentos grelhados e assados,somados a uma salada bem colorida,com bastante folhas,frutas e oleaginosas tornam a alimentação mais rica nesta época.

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com  Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook  




Utilar do Sarampo-Rua Prefeita Ângela Castro,antiga Rua de Mascote,ao lado da Pão de Mel-Centro de Camacan (Zap- 73 9 9123-9490 e 9 9145-6917)



0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.