domingo, 7 de fevereiro de 2021

Por toda eternidade: mensagem de domingo

 

Porto Alegre,1983 -

O Hotel Majestic colocou Mário Quintana no olho da rua.A miséria havia chegado absoluta ao universo do poeta.Mário não se casou e não tinha filhos.Estava só,falido,desesperançoso e sem ter para onde ir.O porteiro do hotel,jogou na calçada um agasalho de Mário,que tinha ficado no quarto,e disse com frieza:-Toma,velho!Derrotado,recitou ao porteiro: - A poesia não se entrega a quem a define.

Foto de Mário Quintana

Mário estava só.Absolutamente só.Onde estavam os passarinhos?A sarjeta aguardava o ancião.Alguém como Mário Quintana jogado à própria sorte!

Paulo Roberto Falcão,que jogava no Roma,à época,estava de férias em sua cidade natal e soube do acontecido.Imediatamente se dirigiu ao hotel e observou aquela cena absurda.Triste,Mário chorava.O craque estacionou seu carro,caminhou até o poeta e indagou:- Sr.Quintana,o que está acontecendo?

Mário ergueu os olhos e enxugou as lágrimas -daquelas que insistem em povoar os olhos dos poetas-e,reconhecendo o craque,lhe disse:-Quisera não fossem lágrimas,quisera eu não fosse um poeta,quisera ouvisse os conselhos de minha mãe e fosse engenheiro,médico,professor.Ninguém vive de comer poesia.

Mário explicou a Falcão que todo seu dinheiro acabara,que tudo o que possuía não era suficiente para pagar sequer uma diária do hotel.Seus bens se resumiam apenas às malas depositadas na calçada.De súbito, Falcão colocou a bagagem em seu carro,no mais completo silêncio.E,em silencio,abriu a porta para Mario e o convidou a sentar-se no banco do carona.Manobrou e estacionou na garagem de um outro hotel,o pomposo Royal.Desceu as malas.Chamou o gerente e lhe disse:-O Sr.Quintana agora é meu hóspede!

Por quanto tempo,Sr.Falcão?-indagou o funcionário.

O jogador observou o olhar tímido e surpreso do poeta e,enquanto o abraçava,comovido,respondeu: - POR TODA ETERNIDADE.

O Hotel Royal pertencia ao jogador!

O poeta faleceu em 1994.Essas histórias,têm que ser compartilhadas. Coisas boas devem se multiplicar.

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 Clique aqui e siga nossa página no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.