quarta-feira, 3 de junho de 2020

Prazos de desincompatibilização 2020: fique atento nestas eleições


Brasília(DF)–Os pretendentes aos cargos de vereador,prefeitos e vice-prefeitos nas Eleições Municipais 2020,marcadas para outubro,devem ficar atentos aos prazos de desincompatibilização para disputar o pleito.
Muitos têm sido os questionamentos quanto ao calendário eleitoral,se será mantido ou não,devido à pandemia do novo coronavírus(Covid-19). O Tribunal Superior Eleitoral(TSE)já respondeu em algumas ocasiões, que,por enquanto,a hipótese de adiamento não foi cogitada.Portanto, quem pretende se candidatar a algum cargo eletivo deve ficar atento aos prazos.
Apesar de a votação ocorrer apenas em outubro,“o lançamento de pré-candidatos está autorizado,mas políticos e partidos devem observar as regras para não infringirem a legislação”,é o que recomenda a advogada Carla Rodrigues,especialista em Direito Eleitoral.A desincompatibilização é o abandono definitivo do cargo ou o afastamento temporário do exercício do cargo ou da função,mediante renúncia,exoneração ou licença.Durante o afastamento,os servidores efetivos receberão seus salários normalmente,como se em exercício estivessem.Já os comissionados–por não terem vínculo de estabilidade com a administração pública,serão exonerados,não cabendo,portanto,o recebimento de salário.
A legislação,ao estipular esses prazos,tem como objetivo impedir que um candidato,ocupante de determinado cargo ou função pública,faça proveito dessa situação,gerando um desequilíbrio entre as campanhas eleitorais e,assim,comprometendo sobremaneira a lisura das eleições.“Este procedimento deve ocorrer quatro meses antes da eleição para que estes agentes públicos se afastem de suas funções.Por exemplo,secretário de estado,dirigentes sindicais,administrativos ou dirigente de classe em geral.Já o militar só se afasta após ser escolhido em convenção partidária”,explicou a advogada.Como forma para se resguardar de eventual erro burocrático,é importante que o postulante faça cópias do pedido de desincompatibilização,assim como do deferimento do mesmo publicado em Diário Oficial,para que sejam anexadas a documentação para candidatura.O afastamento pode ou não ser necessário,dependendo do cargo em disputa.
O portal do TSE na internet dispõe de tabela com os prazos de desincompatibilização exigidos.
Clicando,AQUI,você terá acesso ao quadro completo de desincompatibilização entre o cargo ocupado atualmente pelo pré-candidato e o pretendido,além do prazo para a realização desta formalidade.
Veja outras datas importantes do calendário eleitoral
20 de julho a 5 de agosto:período em que será permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito,vice-prefeito e vereador;
16 de agosto:data a partir da qual é permitida a propaganda eleitoral, inclusive,na internet;
28 de agosto a 1º de outubro:período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão;
19 de setembro:data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso,salvo em flagrante delito;
29 de setembro:data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido,salvo em flagrante delito,ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável,ou por desrespeito a salvo-conduto;
1º de outubro:último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa;e último dia para a realização de debate no rádio e na televisão;
3 de outubro:último dia de propaganda eleitoral;
4 de outubro:Eleições Municipais 2020(primeiro turno). 
De acordo com o calendário atual,o segundo turno ocorrerá no dia 25 de outubro nas cidades com mais de 200 mil habitantes se nenhum dos candidatos receber a maioria dos votos.A expectativa é de que cerca de 63 mil eleitos tomem posse em 2021 para um mandato de quatro anos nos Poderes Executivo e Legislativo municipais.
Agência Republicana de Comunicação – Arco, com informações do TSE
 SE VOCÊ tem alguma denúncia ou algo importante  e quer contar pra todos,colabore com a reportagem do BLOG PAULO JOSÉ e envie seu material para o e-mail: fvpaulojose@gmail.com
ADICIONE nosso WhatsApp 73 9 9941-5577

Um comentário:

  1. OLÁ!!! Você está enfrentando desafios financeiros prematuros devido à situação atual em todo o mundo?

    Você precisa urgentemente de dinheiro para iniciar seu próprio negócio ou projeto ou comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, criamos uma maneira melhor de ganhar dinheiro de verdade sem estresse.

    Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em branco"? Você sabe que, com este cartão em sua posse, pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico do banco em todo o mundo?

    Veja como este cartão funciona;
    O cartão é um cartão cantonado chamado cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para invadir qualquer caixa eletrônico do banco; assim que o cartão for inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá retirar dinheiro do caixa eletrônico e, em segundo lugar, o cartão é muito seguro de usar. Isso não é incrível?

    Para saber mais sobre o cartão e como ele funciona, entre em contato conosco através deste endereço de e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou escreva para mim diretamente no WhatsApp / Telegram: +17727746806

    A vida é toda sobre correr riscos, o sucesso não ocorre ocioso, o sucesso surge quando você dá esse passo ousado, aconselhando quem estiver lendo este post a aproveitar esta oportunidade e enriquecer.

    Nota: Somos diretos, confiáveis ​​e confiáveis. Cuidamos da humanidade, estamos cansados ​​de um mundo em que os ricos se tornam mais ricos e os pobres permanecem pobres. Use esta oportunidade agora para ficar rico e permanecer rico. Este cartão é muito acessível.
    Contacte-me via: E-mail: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou WhatsApp / Telegram: +17727746806

    Prestamos outro tipo de serviços de hackers

    ResponderExcluir

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.