terça-feira, 17 de julho de 2018

Dupla jornada:Após anos de abandono Centro Cultural de Camacan passa por recuperação; nova maternidade a caminho


A Fundação Hospitalar da Mata Atlântica vive uma nova fase, em que os avanços vão se ampliando como resultado dos esforços da sua equipe e dos inúmeros colaboradores. Em junho, o Projeto Fundação Itinerante, foi inaugurado com atendimento de centenas de moradores de Leoventura. Agora, depois da inauguração dos serviços de cardiologia, a FHMA está construindo uma nova maternidade. 

“Estamos ampliando os serviços e também a estrutura. Além da construção da nova maternidade, estamos recuperando a Centro Cultural que ficou abandonado e foi vandalizado, depois da retirada dos guardas municipais. Assumimos a reforma e iremos buscar parcerias com o IFBA, trazer cursos e alocar unidades de serviços sociais, como a capoeira e serviços sociais das igrejas, para que a sociedade volte a utilizar esse centro”, disse Dr. Almir, superintendente médico da Fundação. 
O médico também destacou o empenho do assessor de relações institucionais da FHMA.“Agradeço a Nego Elder,a coordenadora da regulação da Fundação, Gláucia,a Sângela,nossa colaboradora no ambulatório,que envolveram  patrocinadores,famílias e estão trabalhando duro pela reestruturação do Centro Cultural. Agradeço também aos nossos companheiros Uelmison, Vinícius Quinto, Mariana e Davi, dentre outras pessoas que contribuíram com essa ação”. 

Tiago Oliveira de 21 anos, fazia capoeira, dança, aulas de reforço escolar, informática, pintura e teatro no antigo Centro. A partir dessa experiência, hoje dá aulas de capoeira para outros jovens num projeto social aqui de Camacã. Já Juliana Oliveira, 18 anos,também frequentava o Centro, onde fazia aulas de dança com outros 15 jovens no grupo Style Dance e hoje ajudou na operação de limpeza, que envolveu até um  carro pipa cedido pela prefeitura de Santa Luzia.
                  Equipe da Fundação e voluntários, durante a limpeza realizada em, 16/07




    Vários jovens do entorno da Fundação, já se divertiram após a limpeza do pavilhão central




NOVA MATERNIDADE 
A FHMA já adquiriu parte dos equipamentos para o parto humanizado, conforme é preconizado pelo Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Também  realizou curso de doulas, ministrado por Dr. Benício. As doulas estão atendendo as gestantes desde a entrada até a alta hospitalar. 
Em breve, a nova maternidade realizará até 140 partos normais/mês. A obra está em curso e será entregue nos próximos meses.
Do Folha do Cacau

3 comentários:

  1. Vale ressaltar que foi abandonado pela gestão atual da fundação, que recebeu o equipamento em ótimo estado e o abandonou, parabenizar aos voluntários pela participação!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, o povo fazendo a diferença

    ResponderExcluir
  3. É uma pena ver esse espaço abandonado, onde poderia está beneficiando a comunidade. Já tive muitos momentos ai na época de escola e é triste ver essa realidade.

    ResponderExcluir

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.