segunda-feira, 28 de maio de 2018

PETRÓLEO...Commodities - O que são?


Seja nos noticiários ou no universo dos investimentos, você provavelmente já ouviu falar em commodity alguma vez. Não é difícil ouvir que sua cotação derrubou a bolsa de valores,prejudicou determinada empresa ou favoreceu outra, por exemplo. 
Entenda o que são commodities e como investir nestes produtos:
Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado,boi gordo,café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria. 
Dessa forma seu preço é determinado pelo mercado mundial como uma consequência da oferta e demanda, e não pela empresa que a produz, uma vez que sua “marca” não importa tanto. 
Em termos gerais, algumas características que determinam uma commodity são: 
Produtos de origem primária;
Grande importância mundial;
Pequeno grau de industrialização;
Produção em larga escala;
Comercialização mundial;
Qualidade e características uniformes de produção,sem diferenciação de marca;
Podem ser estocadas sem perda de qualidade.
Como investir neste mercado?
Como são produtos de consumo mundial,elas podem ser uma boa opção de investimento, uma vez que são produtos essenciais para pessoas do mundo inteiro e por isso sua demanda é contínua. 
Você pode investir através de contratos no Mercado Futuro, que foram criados como uma forma de proteção para produtores e compradores contra as oscilações, travando a cotação dessas mercadorias para um momento futuro. 
As commodities podem ser classificadas em 4 tipos principais: 
1. Agrícolas:
Na categoria de commodities agrícolas estão inclusos os bens que são cultivados através do agronegócio. Assim como: 
Milho
Café
Açúcar
Algodão
Suco de Laranja
Soja
Trigo
2. Minerais
Nesta categoria enquadram-se bens do segmento de energia, metais e minerais diversos. Assim como: 
Petróleo
Etanol
Ouro
Gás Natural
3. Ambientais 
São bens originados à partir de recursos naturais e essenciais para a produção agrícola e industrial. Assim como: 
Água
Madeira
Geração de Energia
4. Financeiras
Nesta categoria se enquadram moedas negociadas em vários mercados e títulos do governo. Assim como: 
Dólar
Euro
Real
Títulos públicos do governo federal
Commodities brasileiras: O que elas influenciam no mercado 
O Brasil é um destaque na produção e exportação desse mercado, em parte devido à extensão do território e à larga exploração dos recursos naturais, e por isso o seu impacto em nossa economia também é bastante alto. 
Em 2014 por exemplo, estimava-se que essas mercadorias representavam cerca de 65% do valor total das exportações do país. Em 2015 essas exportações representaram US$191 bilhões. 
Mas como tudo na vida, existe um lado bom e outro ruim nesta posição. O Brasil tem o benefício de comercializar mercadorias de consumo mundial,tendo alta demanda,porém fica exposto a determinação internacional dos preços. 
Por exemplo: Se a demanda internacional está alta, o preço sobe e o lucro dos produtores aumenta. Ou seja, o Brasil lucra muito. Mas se uma recessão atinge escala global,a commodity desvaloriza e os produtores são muito prejudicados. 
Isso quer dizer que o Brasil pode ter sua economia afetada por uma crise internacional, mesmo que sua economia internamente esteja indo bem. 
Outro ponto a se destacar é que o mercado interno também sofre com a oscilação internacional dos preços dessas mercadorias. Se a cotação do boi gordo subir internacionalmente devido a escassez,o mercado interno também verá seus preços elevados, mesmo que o país tenha grande produção da carne bovina. 
Isso porque, motivada pela alta dos preços, consequentemente a maioria dos produtores irá preferir exportar o produto, provocando alta também nos preços do mercado interno, uma vez que a oferta do produto será reduzida. 
Algumas das principais commodities brasileiras exportadas são: 
Petróleo
Café
Boi Gordo
Suco de Laranja
Minério de Ferro
Soja
Alumínio
Para saber mais: O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo e por isso essa é um dos principais produtos do país. O contrato de Boi Gordo é negociado através do código BGI. Cada contrato representa 330 arrobas e para investir no Boi Gordo você precisa de apenas 3,5% do valor do contrato, pois você pode alavancar o seu capital, conforme falaremos a seguir. 
Se você é um investidor da Bolsa de Valores, atenção redobrada: a cotação desses produtos também pode influenciar seus investimentos. 
Agora vamos entender qual o seu impacto na bolsa de valores. 
Diminuição da demanda mundial faz o preço da commodity cair;
Alta na demanda mundial faz o preço subir.Como falamos anteriormente, essa oscilação afeta diretamente as empresas produtoras dessas mercadorias. O grande detalhe é que algumas das principais companhias do país se enquadram nessa categoria. 
Um exemplo: A Vale é uma grande produtora e exportadora de minério de ferro, tendo a China como a principal consumidora de seus produtos. Com a desaceleração no crescimento da economia chinesa, a cotação do minério de ferro se desvaloriza devido à redução na demanda e a companhia acaba sendo prejudicada. Consequentemente, os acionistas da VALE5 podem vender suas ações receosos de grandes prejuízos e assim pressionar o preço das ações para baixo. 
O mesmo ocorre com empresas como Petrobras (ações PETR4) e Usiminas (ações USIM5), que também são produtoras de commodity. 
Mas fique tranquilo! Também é possível lucrar com as oscilações na cotação delas e isso pode ser feito basicamente de 2 jeitos: 
1) Investindo em empresas que produzam uma commodity cujos preços estejam em tendência de alta. 
2) Realizando operações em Contratos Futuros.
Fonte:Toro Radar

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.