sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Conheça hábitos importantes para evitar o câncer

O câncer é uma das doenças mais letais no mundo moderno. De acordo com as informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), houve mais de 300 mil casos de câncer no Brasil, sendo que 12 mil foram na Bahia e 3.400 em Salvador no ano de 2016.

Apesar do câncer ser uma doença que possui o temor de todos, muitas vezes ele pode ser evitado. Hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, não abusar no consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são algumas das atitudes que podem ser tomadas para evitar esta terrível patologia.
“O câncer muitas vezes pode ser evitado, já que ele é causado 90 ou 95% das vezes por fatores externos. Ou seja, apenas 5% ou 10% são causados por fatores internos. Apesar de que fatores internos ajudam com que os externos atuem como o fator hereditário… Se uma pessoa possui um histórico familiar de câncer no intestino, obviamente ela vai estar predisposta a ter esta doença e os riscos aumentam mais ainda se ele não tiver uma alimentação adequada e/ou ser um fumante regular”, disse o oncologista consultado pelo Varela Notícias, Dr.Francisco Dantas.
Durante a entrevista com o VN, Dr. Francisco também falou de um dos maiores vilões e de um dos maiores causadores de câncer em todo o mundo e, obviamente, a Bahia também está dentro deste contexto. “O cigarro é um vilão terrível quando se fala de câncer, já que ele pode causar no fumante diversos tipos de câncer”, afirmou o médico.
Além de evitar o cigarro, o especialista apontou que não exagerar no consumo de refrigerantes e a prática de exercícios físicos podem ajudar com que a pessoa não tenha câncer. “Não existe um estudo concreto de que o refrigerante é cancerígeno, porém o consumo excessivo pode levar a obesidade e a obesidade é um fator direto para que a pessoa possa adquirir câncer. Mesmo exemplo é em relação a prática de exercícios de maneira regular, esta medida ajuda, indiretamente, a pessoa não ter pré-disposição ao câncer”, finalizou o oncologista.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.