quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

BOA NOTÍCIA:Fim das obturações? Londres cria substância que regenera dentes

Será a aposentadoria do motorzinho do dentista e das restaurações, também chamadas de obturações nos dentes?
Cientistas britânicos, do King’s College de Londres, desenvolveram uma substância química que fez células da polpa dental  taparem pequenos naturalmente pequenos buracos nos dentes de ratinhos.
Em outras palavras, a droga, chamada Tideglusib, fez com que os dentes se regenerassem sozinhos. 
Eles colocaram uma esponja biodegradável embebida no produto e depois inseriram na cavidade. A substância teve, efeito reparativo “completo, eficaz e natural”, disseram os cientistas.
Ela conseguiu fazer reparos em buracos de 0,13mm nos dentes dos roedores.O estudo foi publicado pela revista científica Scientifica Reports. 
Regeneração 
Os dentes têm capacidade limitada de regeneração.Eles podem produzir uma pequena faixa de dentina – a camada abaixo do esmalte – se a polpa fica exposta, mas não podem consertar cavidades maiores.

Isso é feito com obturações/restaurações em que dentistas usam um amálgama metálico, resina ou um composto feito de vidro em pó e cerâmica.
Só que esses reparos têm que ser substituídos ao longo da vida.Os pesquisadores, então, tentaram ampliar a capacidade regenerativa natural dos dentes – foi assim que descobriram a droga, chamada Tideglusib.A substância aumentou a atividade de células-tronco na polpa dental dos ratos. 
Novo tratamento 
“A esponja é biodegradável, isso é a chave”, disse à BBC Paul Sharpe, um dos cientistas do King’s College.
 “O espaço ocupado pela esponja fica cheio de minerais enquanto a dentina regenera, então você não tem nada ali que possa falhar no futuro.”
A equipe agora quer descobrir como conseguir aumentar o poder de ação da Tideglusib.

“Não acho que vamos esperar muito tempo. Tenho esperanças de que (o tratamento) estará comercialmente disponível em três a cinco anos”, completou Sharp.

Com informações da BBC


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.