segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Procissão fluvial é antiga tradição religiosa

Donos de barcos, lanchas, canoas e escaleres estão sendo estimulados a decorar suas embarcações e participar da procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes, que sairá do porto da rua Prata às 16 h 30 deste 1º de janeiro.
Esta procissão fluvial acontece em Canavieiras há pelo menos uns 80 anos, quando um grupo de pescadores, liderado por Jorge Aboud, passou a reverenciar o Bom Jesus dos Navegantes. Jorge Aboud foi quem liderou também o movimento que culminou na fundação da Colônia de Pescadores Z-20 de Canavieiras.A procissão seguirá pelo rio Patipe até em frente à Atalaia e indo em seguida à rampa das canoas no sítio histórico, onde se juntará à procissão terrestre do padroeiro dos pescadores, São Pedro.

A partir daí os devotos do Bom Jesus e de São Pedro seguirão até a Capela de Nossa Senhora da Sagrada Família, na praça da Capelinha, após percorrerem a rua Barão de Cotegipe e as avenidas Rio Branco e Otávio Mangabeira.Padre Euvaldo Santana celebrará missa em seguida na Capela da Sagrada Família.
O programa tem o apoio da Colônia de Pescadores Z-20, da Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de Ilhéus, Polícia Militar, CDL e Prefeitura de Canavieiras, além da rádio Regional Sul 95,1 FM, do jornal Tabu ,e deste Blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.