quarta-feira, 8 de junho de 2016

POR CONTA DA SECA, BAHIA POSSUI 134 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Estiagem atinge cerca de 1,3 milhão de pessoas, diz Defesa Civil. Região sul é uma das mais prejudicadas; Ilhéus terá redução de abastecimento.
A Defesa Civil da Bahia aponta que 134 municípios baianos estão em situação de emergência reconhecida, por conta da seca. A população prejudicada pela estiagem é de cerca de 1,3 milhão de pessoas e a região sul do estado é uma das mais prejudicadas.
Em Ilhéus, no sul da Bahia, a redução preventiva da oferta de água será de 15%, a partir de segunda-feira, segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta quarta-feira.  Segundo a empresa, a medida será tomada devido à falta de chuvas na região e à pouca disponibilidade de água nas barragens do Iguape e do rio do Engenho, mananciais que abastecem o município. A Embasa informou que a distribuição será feita por áreas de abastecimento, que passarão a receber água em dias alternados.  De acordo com o gerente da empresa na região, Danilo Gomes, serão atingidos com a medida mais de 24 mil domicílios, de um total de 53,2 mil, distribuídos em 17 setores de abastecimento.
Segundo Gomes, a Embasa terá de captar menos água, para não esgotar a disponibilidade dos mananciais, e distribuir para o mesmo número de residências. Ele recomenda que os moradores economizem água até que volte a chover na região.
Outras cidades
Itabuna, a maior cidade da região sul, enfrenta racionamento de água desde dezembro do ano passado. Os rios da região estão secos e a empresa de abastecimento capta água na estação de castelo novo, próxima ao nível do mar.
A água do reservatório é salgada e imprópria para o consumo humano. A solução foi buscar água em Ubaitaba, cidade que fica a 70 km de Itabuna, e abastecer tanques de 10 mil litros colocados em alguns bairros da cidade. O abastecimento de água reduzido atinge também os municípios de Prado, por causa do nível muito baixo do rio Campinho, e de Itamaraju.
A falta de chuvas nos últimos meses reduziu o nível das barragens e dos rios onde a Embasa capta água para tratamento e distribuição, com isso no mês de março, a empresa chegou a anunciar a restrição da distribuição em Coaraci, Itacaré, Mascote, Uruçuca e Camacan, todas as cidades localizadas no sul do estado.
Fonte/A voz do Povo de Santa Luzia

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.