quinta-feira, 23 de junho de 2016

Baixas temperaturas e poucas chuvas marcam festejos juninos na Bahia

Créditos: ASCOM BAHIA/ Secretaria de Turismo
Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões oeste, São Francisco e norte, a massa de ar seco mantém o céu com poucas nuvens e sem chuvas, além de ter influência na umidade e nas temperaturas. Nessas regiões, durante o dia, a umidade pode chegar a 30%, nível preocupante para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria de no mínimo 60%.

Quanto às temperaturas, também são nessas regiões onde são esperados os maiores valores (máximas de até 35°C). De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), essas máximas serão mais frequentes durante a tarde, quando as taxas de umidade atingem os menores índices, o que as tornam mais nocivas à saúde.

Para a faixa centro-leste, que abrange as regiões nordeste, Recôncavo, sul, sudoeste e Chapada Diamantina, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam tendo influência. O céu deve se manter nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas são para as regiões mais próximas ao litoral, tanto do nordeste quanto do Recôncavo Baiano.

A condição de céu encoberto também influencia nas temperaturas, principalmente nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde são esperados os menores valores (mínimas de até 13°C), típicas do inverno. Essas baixas temperaturas e a umidade elevada aumentam a possibilidade de formação de neblina, especificamente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. A previsão de neblina também se estende para a região sul. Assim, mantém-se o alerta nessas áreas, sobretudo nas estradas, durante esse período de festas juninas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as temperaturas vão se manter amenas, com valores oscilando entre mínimas de 20°C e máximas 29°C, com prevalência de céu nublado a parcialmente nublado. Podem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.