sábado, 7 de maio de 2016

CONHEÇA AQUI A HISTÓRIA DA CIDADE DE SANTA LUZIA-BA

Os primeiros ocupantes do território de Santa Luzia, foram imigrantes oriundos do Distrito de Jacarandá, pertencente ao município de Canavieiras, por volta de 1914.Com a chegada destes imigrantes, surgiu o Povoado de Santa Luzia, na década de 1950.
Gentílico: santaluziense
Formação: Administrativa
Por volta de 1953, o Povoado passa a ser subordinado administrativamente ao município de Canavieiras.Por força da Lei Estadual nº 4.443, de 09 de maio de 1985, publicada no Diário Oficial de 10 de maio de 1985, foi desmembrado do município de Canavieiras e elevado à categoria de município. ( Essa primeira parte é contada por:  Luis Mafra de Santana).
Às margens da BA-270 e a 13 quilômetros da BR-101 está Santa Luzia, o mais novo dos municípios da Costa do Cacau. A localidade abriga cavernas, rios, cachoeiras, poços, lagoas e paredões de rocha. No início do século XX, a busca por areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera no sul da Bahia. É nesta formação (lembra a Chapada Diamantina) que estão as atrações de Santa Luzia. O Parque Ecoturístico do Lapão abriga a Gruta do Lapão, uma das mais belas da região. O passeio é feito por trilhas de aproximadamente 3,5 quilômetros, cercadas de Mata Atlântica.
Fruto das riquezas e opulência dos diamantes, o Povoado de Jacarandá, às margens do Rio Pardo, tombado Sítio Histórico e patrimônio do município, conserva construções coloniais, como a igreja de Nossa Senhora do Rosário, que abre a uma vista privilegiada da cidade, no alto de uma colina.No início do século XX, a busca de areias monazíticas levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera no sul da Bahia, cenário do romance do médico e escritor Afrânio Peixoto.Essa exploração diamantífera, juntamente com a expansão agrícola fortaleceu o povoado de Jacarandá às margens do rio Pardo, lugar que teve seu declínio a partir de uma enchente calamitosa em 1914. Posteriormente, surgiria um povoado em local próximo ao anterior, que recebeu o nome de "Arriba Saia" (atual município de Santa Luzia), porque ali havia muita lama e as mulheres precisavam levantar as saias para andar no lamaçal.












0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.