quinta-feira, 8 de outubro de 2015

REI DAS MARIPOSAS EM CAMACAN

Vitor Osmar Becker, 70 anos, é catarinense e mora aqui em nossa região há 13 anos. Entomólogo aposentado pela Embrapa, ele especializou-se ao longo da sua vida no estudo dos lepidópteros – grupo de insetos que inclui borboletas e mariposas.
Pois foi exatamente o vizinho município de Camacã que Vitor escolheu, em 1998, para erguer uma espécie de centro de pesquisas que abrigasse sua fantástica coleção de mariposas – 300 mil espécimes, representando 30 mil espécies diferentes – e dar segmento aos seus estudos e pesquisas.
O Instituto Uiraçu e a coleção de mariposas de Vitor Becker foram assunto de matéria de sete páginas da revista Piauí de setembro último. Eles ocupam cerca de 2.200 hectares de antigas roças de cacau, parte da área ainda coberta de mata.
Com a mulher Clemira Ordonez Souza, também pesquisadora, Vitor Becker já investiu cerca de 2 milhões de reais na compra de mais de uma dezena de pequenas propriedades e para construir dependências. Ele usou economias próprias e fez parcerias com outras instituições.
A matéria da revista Piauí de setembro tem chamada na capa – “O rei das mariposas” – e foi produzida pelo jornalista Bernardo Esteves. Vale a pena ser apreciada em toda a sua inteireza.
Fonte/Tabu Online

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.