quarta-feira, 23 de setembro de 2015

23 DE SETEMBRO - DIA DO SORVETE

Quem não gosta de tomar um sorvetinho naqueles dias quentes de verão? Entre as histórias da origem do sorvete, a mais famosa delas é sobre um imperador romano que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-los com frutas. Curioso, não é mesmo?
Há muitas sobremesas que podem ser feitas a base de sorvete, entre elas as mais famosas: Banana Split, Milk Shake e Sundae. E aquele delicioso bolinho de chocolate acompanhado de sorvete de creme? O famoso Petit Gateau! Hummmmmm...A mais curiosa sobremesa feita com sorvete é a Vaca-Preta, que é uma mistura de sorvete com refrigerante sabor cola. Vai encarar? . Nosso país é o 10º em consumo mundial de sorvete, acredito que por ser um país tropical, deveríamos estar entre os primeiros”,O país que consome mais sorvetes é a Nova Zelândia. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes.

História-Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), os criadores do sorvete foram os chineses, que misturavam neve com frutas. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.Porém, a grande revolução no mundo dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.