terça-feira, 25 de agosto de 2015

Conta de luz pode aumentar em até 8% por causa de um novo imposto

Conta de luz pode aumentar em até 8% por causa de um novo imposto
Foto: Reprodução/ Ag. Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (25) que vai realizar uma audiência pública sobre a metodologia de cálculo e cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo cobrado nas contas de luz de indústrias. A novidade é que esse imposto deverá ser cobrado também aos consumidores, conforme uma decisão judicial solicitada por empresários.
Caso a ação seja aceita, haverá um aumento de até 8% nas contas de luz. Para debater essa questão, a Aneel vai realizar a audiência pública para definir uma nova forma de cálculo para o encargo. Segundo publicação do G1, a ação foi movida pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), que acusou ser ilegal o sistema de cobrança vigente. 
Segundo a Anaeel, com a mudança na cobrança do imposto, quase  R$ 2 bilhões precisam ser arrecadados dos consumidores residenciais. O que exige o reajuste na tarifa da conta de luz cobrada atualmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.