sábado, 13 de dezembro de 2014

Os 29 anos de fundação de Santa Luzia

Neste 13 de dezembro, sábado, o município de Santa Luzia está completando 29 anos de criado. Suas terras foram desmembradas do município de Canavieiras, que por sua vez foi criado também num 13 de dezembro, isso em 1832.
Santa Luzia é um núcleo populacional relativamente novo, já que começou a surgir nos anos 1940, com a construção da estrada Canavieiras-Vargito (Camacã). A primeira povoação era chamada de Arriba Sáia.
O povoado começou a crescer, à margem da estrada em construção, também em razão do declínio da vila do Jacarandá, importante centro comercial do interior de Canavieiras que ficava próximo, arrasado anos antes pelas cheias do rio Pardo, a maior delas em 1914.
A sede do distrito canavieirense de Boa Vista do Jacarandá passou então a ser a povoação de Santa Luzia. Em 1985 foi que finalmente Santa Luzia teve sua emancipação política e administrativa, passando a ser município independente.
O jovem município, ao longo dos seus 29 anos, foi vítima de administrações quase sempre desastrosas, sofrendo também com a grave crise que assolou a lavoura de cacau, principal sustentáculo econômico da região.
De dois anos para cá Santa Luzia vem conquistando obras relevantes dos governos federal e estadual, capazes de mudar positivamente o seu perfil social, como avalia o atual prefeito, José Guilherme dos Santos.
Foi autorizada recentemente a implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, construção de uma creche e de duas quadras poliesportivas, reforma e ampliação de postos médicos, novo sistema de iluminação pública e vários outros investimentos.
Ao mesmo tempo, o prefeito José Guilherme investe na modernização da máquina pública municipal, equacionando a inadimplência da prefeitura junto ao governo federal e implantando um sistema moderno de gerenciamento da coisa pública, capaz de resultar em benefícios reais para a população.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.