quinta-feira, 9 de outubro de 2014

STF aprova alteração nas divisas da Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí

STF aprova alteração nas divisas da Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí
Foto: Ilustrativa
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (8) alterar as divisas entre os estados da Bahia e Goiás e entre Tocantins e Piauí, que disputam terras desde 1919. O relator do processo, ministro Luiz Fux, entendeu que a delimitação deve ser feita seguindo estudo de 2006 feito pelo Exército.

Atualmente, as demarcações seguem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas, para Fux, a metodologia do Exército usa equipamentos "mais modernos". A decisão de Fux foi acompanhada por todos os ministros do STF. A sentença, no entanto, não relata o efeito da alteração, nem quem ganhou ou perdeu área territorial. 

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) chegou a enviar ao Supremo um parecer em que argumentava que com as modificações perderia parte do Chapadão Ocidental. A área fica perto do Rio São Francisco no oeste baiano. Segundo a PGE, fazer a delimitação na borda do Chapadão atenderia às necessidades da população local. 
A Procuradoria ainda não se manifestou após a decisão do STF. Além disso, também havia um processo em relação a Minas Gerais e Tocantins, porém, este foi extinto após conciliação entre as partes.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.