sábado, 25 de outubro de 2014

Concurso do Tribunal de Justiça da Bahia: saiba como se preparar para a prova

Concurso do Tribunal de Justiça da Bahia: saiba como se preparar para a prova
Prova acontece no dia 25 de janeiro de 2015. Foto: Reprodução
O Tribunal de Justiça da Bahia lançou na última quinta-feira (24) o edital do seu concurso público com salários que chegam até R$ 5.117,24, despertando o interesse tanto de concurseiros – pessoas que estão sempre estudando para prestar concurso público – como de pessoas que resolvem se arriscar na prova de última hora. A prova já era aguardada pelos concurseiros há algum tempo, tanto que alguns cursos da cidade já tinham até aberto turmas na expectativa do lançamento do edital para a prova, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2015, organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Estamos nos preparando antes de lançarem o edital. Já tínhamos aberto uma turma para esse curso. O que fizemos foram algumas atualizações de acordo com os assuntos lançado no edital”, declarou Wendel Barreto, supervisor do curso Impar. Barreto opinou que o concurso será muito concorrido, por ser o primeiro depois de nove anos sem concurso público no TJ/BA, e por isso, sairão na frente àqueles estudantes que estão se preparando há mais tempo. “Se o aluno estiver começando do zero, acredito que será mais difícil de passar. Não que não seja possível, é claro que é possível, mas sabemos que existem pessoas que vem se preparando há muito tempo”. Barreto disse que as provas aplicadas pela FGV são mais peculiares: “elas têm uma característica própria, cobram a lei de forma específica, mais detalhista”. O supervisor afirmou que o Impar usa como modelo a prova realizada pela FGV para o Tribunal de Justiça de Goiás.
 

Professor Miguel Mar, o coach 'personal trainer' dos concurseiros
 
Um serviço oferecido por alguns cursos é o do 'coach', que funciona como um personal trainer dos concursos públicos, com a função de preparar os alunos psicologicamente para a prova e ensiná-los a otimizar o seu tempo de estudo. Ocoach Miguel Mar, do curso Impar, contou ao Bahia Notícias quais serão os métodos que serão utilizados para auxiliar os alunos. As aulas serão pedagogicamente divididas em três etapas: primeiro, os alunos serão instruídos a lidar melhor com a pressão psicológica: “a gente sabe que esse é um ponto importantíssimo”, disse Miguel. A segunda parte é o planejamento: os alunos aprenderão a aperfeiçoar e planejar melhor o tempo de estudo. A terceira e última parte será para ensinar os alunos um método de aprendizagem acelerada: como fazer apontamentos e anotações, incentivar o aluno a manter o foco para conseguir estudar por bastante tempo. O curso Impar abriu três turmas: uma matutina, vespertina e noturna. Outro local que terá turmas voltadas para o concurso do Tribunal de Justiça em Salvador é  A Casa dos Concursos, com três turmas abertas para matrícula. Segundo sua coordenador, Jaciara Pereira, o fato do edital ter sido lançado com 90 dias de antecedência é uma vantagem em relação a outros concursos. “Normalmente os editais só são lançados 60 dias antes da prova, dessa vez teremos mais tempo”. A coordenadora ainda afirmou que, assim com o curso Ímpar, também usa a prova do TJ/GO como exemplo. “A diferença dessa prova para a de Goiás, é que entraram duas disciplinas novas, mas os professores já estavam preparados pra isso. Todos já estudavam a banca (FGV), então só vão se atualizar”.
 

Serão oferecidas 200 vagas, com salários até R$ 5.117,24. Foto: Angelino de Jesus / Bahia Notícias
 
Ao todo, serão 200 vagas oferecidas para os cargos de Analista e Técnico Judiciário: 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva. Abrirão vagas para as seguintes especialidades: Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação com habilitação em Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia. As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista. As inscrições poderão ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas de 29 de outubro até 4 de dezembro de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.