quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SANTA LUZIA: SAÚDE E EDUCAÇÃO etapa final do Programa Olhar Brasil

Aconteceu no último dia 19/08 , a etapa final do Programa Olhar Brasil, que reuniu pais, alunos e os responsáveis pela realização do programa no município. A reunião serviu para entregar os óculos àqueles alunos que passaram pela triagem feita nas escolas.




68 crianças entre 7 e 14 receberam os seus óculos.Também estiveram presentes no evento o Secretário de Saúde Paulo Farias e sua equipe, a Secretária de educação Tenylle Nascimento e sua equipe, a Secretária de Assistência Social Viviane Ferreira, Dona Alda Sobral (representando o Senhor Prefeito Antônio Guilherme), Manuela Clécia representou a Atenção Básica que tem como coordenadora Arielle Nascimento, 2 representantes da SESAB Renato Jorge e Adelmo Silva, Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolecente) Gervan Almeida, Conselho de Direito representado por Paula Marcelino, Conselho de Saúde representado por Odineia Barbosa, a coordenadora do Bolsa Família do Município Elizangela Brito e Edileuza Núbia que participou da coordenação do evento.

Essa foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Luzia através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.Para melhor entendimento vamos relembrar o processo do Programa Olhar Brasil desde o início.


Começou no dia 24/03/2014, em todas as escolas do município, o projeto OLHAR BRASIL – Triagem de Acuidade visual. O programa teve como objetivo, atuar na identificação e correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública, priorizando os de 7 a 14 anos de idade, 1ª ao 9ª ano do ensino fundamental.

Os alunos passaram por uma triagem e os que foram detectados com problemas oftalmológicos, foram encaminhados para especialistas da área. Esse processo foi coordenado por enfermeiros e professores.
OLHAR BRASIL atendeu, em média, 1300 (mil e trezentos) alunos dentro da faixa etária do projeto.
Depois dessa triagem chegou à cidade o caminhão do Programa Saúde em Movimento. O município foi contemplado com o programa no dia 15 de maio, onde recebeu a presença de oftalmos e equipe especializada nesses cuidados. O caminhão do Saúde em Movimento esteve parado no centro de abastecimento, atendeu 309 alunos.Trata-se da continuação do Programa Olhar Brasil. 

Só as crianças que foram detectadas com algum problema na visão, foram selecionas para fazer os exames. Além dos exames, o programa ainda disponibilizou os óculos para a criança que necessita de cuidados. 

Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por uma cidade melhor!


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.