segunda-feira, 21 de julho de 2014

Funcionários sofrem com morte de Norberto Odebrecht

O enterro do corpo de Norberto Odebrecht, fundador da Organização Odebrecht, não atraiu apenas as presenças de amigos, familiares e autoridades. A cerimônia celebrada na igreja do cemitério Campo Santo, bairro da Federação, em Salvador, contou com a grande presença de funcionários do engenheiro admirado por tratar a todos com a mesma educação.
Empregado da Odebrecht desde 1949, o encarregado de obras Pedro Sampaio, de 85 anos, compareceu ao velório para dar o último adeus ao patrão que trata com carinho de amigo. “Pessoa ímpar. Igual não existiu e nem vai existir. É um pedaço que se vai e jamais será preenchido”, conta emocionado ao lembrar que ao longo dos 65 anos de empresa jamais viu Norberto Odebrecht tratar mal um funcionário. “Esse foi o segredo do sucesso dele: a educação e dedicação as pessoas”.
Já Maria Nilva trabalha há 32 anos na casa onde o empresário passou grande parte da vida com a família no Caminho das Árvores, em Salvador. Emocionada, ela reforça as palavras de Sampaio e acrescenta: “especial. Muito querida por todos os funcionários. Vai deixar saudades”, garante Nilva que estava em companhia de Rosane Barbosa e Maria José, também funcionárias de “Dr. Odebrecht”, forma carinhosa de direcionar ao empresário.
O empresário Norberto Odebrecht morreu, na noite deste sábado (19), aos 93 anos, após enfrentar problemas cardíacos. Ele deu entrada na última quinta-feira (17) na unidade de saúde Cárdio Pulmonar em Salvador e, por volta das 20h, a morte foi confirmada.

Nascido no Recife no dia 9 de outubro de 1920, Norberto Odebrecht era filho de Emílio Odebrecht e Hertha. Aos 5 anos de idade, passou a viver em Salvador. Desde os 15 anos, atuava na empresa da família, onde exerceu atividades de pedreiro, serralheiro e armador. Também foi chefe de almoxarifado e responsável pela área de transporte.

Formou-se em engenheria na Escola Politécnica de Salvador e, em 1944,  fundou a Construtora Norberto Odebrecht, que hoje está presente em 23 países e tem quase 200 mil funcionários. Norberto Odebrecht criou, em 1965, a Fundação Odebrecht, que apoia projetos de desenvolvimento social na Bahia. Ele também é autor de livros como De que Necessitamos (1968), Pontos de Referência (1970), Sobreviver, Crescer e Perpetuar (1983) e Educação pelo Trabalho (1991).

Em 1991, a presidência da Odebrecht S.A. foi passada ao filho de Noberto, Emílio Odebrecht. O fundador da organização se tornou então presidente do Conselho de Administração, cargo que mais adiante o filho Emílio assumiu, em 1998. Desde então, Norberto era presidente de honra da Odebrecht, além de presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia. Atualmente, Emílio segue na presidência do Conselho de Administração da Odebrecht.

Com informações da Agência Brasil
Nota originalmente postada dia 20

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.