sexta-feira, 16 de maio de 2014

CAMACAN: AUTORIDADES E REPRESENTANTES DA COMUNIDADE TRAÇAM ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA

Nos últimos tempos a cidade sul baiana  de CAMACAN ,vem sofrendo uma temida onda de violência,quando comerciantes estão tendo seus estabelecimentos assaltados e suas vendas sofrendo quedas inimagináveis por falta de clientes que temendo os assaltos não saem de suas casas;estudantes e trabalhadores sendo abordados por elementos armados com arma de fogo e faca ,além de serem ameaçados para entregarem os seus pertences.Homicídios e tentativas de assassinato,incêndios em casas,troca de tiros,dentre outras ações criminosas.
Paulo Pires (Chefe Gabinete/Representante da Pref.Ângela),Delegado Francesco.Maj Rodrigues e DAY ,Presidente Poder Legislativo Municipal

Presentes o comandante da PM Camacan Maj Rodrigues Castro,comerciantes, Presidente do Poder Legislativo Municipal professora DAY Amparo e vereadores,presidentes de associações,Paulo Pires,chefe de gabinete que representou a prefeita Ângela Castro(que se encontrava em Salvador para assinatura de convênio),Delegado de Polícia Civil Drº Francesco e seus agentes,além de diversas outras pessoas.
Nossa sociedade é manchada pelo preconceito atroz que marca as pessoas e tatua seus corpos. Como gado que é marcado a ferro e fogo, nosso povo sofre a dor da fome, da pobreza e do descaso governamental.

Os nordestinos, índios, negros e os pobres, em geral, ocupam a base da pirâmide brasileira, isto é, estão em maior número de pessoas e são os chamados proletariados.

Os mais pobres sofrem exclusão social, sem precedentes, devido a um conjunto de desequilíbrios provenientes do Estado que concentra a pobreza em determinados locais, especialmente nas favelas.

Em função do preconceito que sofrem, além dos exemplos vivos que recebem dia-a-dia dos mandantes do país, os brasileiros legam aos seus filhos a ideia da impunidade, banalizando o sistema penal e sua prática.

No Brasil a violência está intimamente ligada à condição sócio-econômica populacional. O não acesso a educação, trabalho, saúde, lazer e cultura diminuem as chances de aquisição e aperfeiçoamento desses recursos que são fundamentais para que aproveitem as oportunidades oferecidas pelo Estado e cooperem com o crescimento do país.

Segundo Durkheim, a sociedade é contaminada por células doentes que ele chama de crime. Em seu conceito básico, o crime é como um vírus que se alastra e destrói aos poucos o desenvolvimento social e promove a desintegração e desmoralização da sociedade, especialmente das famílias, face aos distúrbios que ele infringe, como: indisciplina, desmando, impunidade e medo.


Partindo do princípio que devemos exterminar com os alicerces e colunas criminosas que sustentam a base da nação, achamos que, primeiramente, a “casa tem que ser arrumada” e, para tanto os setores de Educação, saúde, lazer e, obviamente, alimentação digna e oportunidades do engajamento lícito das pessoas na sociedade, devem ser priorizados.


Art. 144 da Constituição Federal de 88

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

                                               Delegado Policia Civil FRANCESCO
                                            BINHA SOM e   MAJOR PM RODRIGUES
                            Tenentes Dantas e  Laytynher
SUGESTÕES OFERECIDAS DURANTE A REUNIÃO NA CDL / CAMACAN

1- CRIAÇÃO, CONCURSO E HOMOLOGAÇÃO  DE UMA FORÇA AUXILIAR ÀS POLÍCIAS -GUARDA MUNICIPAL.

2- VIDEOMONITORAMENTO,ATRAVÉS DE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE VÍDEO EM ALGUNS PONTOS DO CENTRO E DA CIDADE ALTA.

3- AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM MINISTÉRIO PÚBLICO E PODER JUDICIÁRIO.

4-PALESTRAS EM ESCOLAS- Falando aos alunos sobre conceitos básicos de segurança e da importância de uma sociedade participativa,familiar,e menos individualista.

5- RETORNO DAS RONDAS ESCOLARES

6- RETORNO DO PELOTÃO ESPECIAL -PETO 

7- MELHORAR SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DA CIDADE

Existe uma série de fatores negativos que concorre para que a criminalidade aumente, como: o arcaísmo do nosso Código Penal, ruas mau iluminadas, e um enorme deficit de homens e de viaturas que ele tem que administrar. ''Preciso de de 180 homens e está trabalhando com um terço(60) desse número e ainda tem que cobrir inúmeras cidades como, Pau Brasil, Mascote, Sta. Luzia, Arataca, Jussari e São Jose da Vitória além de Camacan'', encerra o Major.


A conclusão que chegamos como observadores e vítimas, é que realmente existem muitos culpados pelo aumento gigantesco da violência em nossa cidade, mas o responsável maior por tudo isso é o Estado que não disponibiliza os homens e os equipamentos necessários para que eles possam exercer com mais eficiência e consistência as suas atribuições. 

Quando digo Estado, digo governo, quando digo governo, digo" governo de todos nós"! É nó na segurança, nó na Educação, nó na Saúde, nó na economia e nó na cultura. Estamos atados!!! 


Redação/PAULO JOSÉ

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.