quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ITAJU DO COLÔNIA: UM EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE NO INTERIOR DA BAHIA


Conceito
Sustentabilidade Social se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. Estas ações devem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços (educação e saúde principalmente) que visam possibilitar as pessoas acesso pleno à cidadania.


Importância

As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.
Um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade.
Vale lembrar que uma população com bom nível cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Os itajuenses têm bons motivos para comemorar, pois nestes 14 meses de governo do segundo mandato do Prefeito PADRE EDINALDO MARTINS foram grandes as conquistas e avanços . “Com muito esforço e superando as dificuldades, Itaju continua no rumo certo”, diz o prefeito.

Mantendo em andamento as obras de limpeza pública, com a coleta de lixo e a construção de um mini aterro controlado, Itaju tem tudo para tornar-se referência na Bahia em reaproveitamento de resíduos sólidos.


Uma área de um(01) hectare foi adaptada para receber todo lixo que chega de Itaju e Palmira.
São três caçambas carregadas, o equivalente a vinte e sete toneladas por semana.

O terreno foi dividido em cinco etapas:

1 - Área de recepção do lixo
2 - Área de triagem 
3 - Área de rejeito 
4 - Tanque de chorume 
5 - Área de compostagem orgânico   
Restos de comida...vidro...embalagens plásticas...papelão...cada material em seu devido lugar.cerca de dez por cento é rejeitado.

O material orgânico é levado para área de compostagem,coberto por esterco bovino,pó de serra e mato, depois de quatro meses 
a mistura é analisada e recomendada para agricultura, o que pode ser reciclado vai para o depósito até ser comercializado.
A iniciativa de destinar o lixo de Itaju do Colônia e Palmira foi do prefeito de Itaju, padre. Edinaldo Martins-PT 

a forma correta de destinar o lixo garante a preservação do meio ambiente e também gera emprego e renda para comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.