sábado, 20 de novembro de 2021

10 benefícios do açaí para a saúde;Dra's Açai

 

O açaí é calórico sim,mas rico em antioxidantes,o que traz diversos benefícios à saúde.Ele é modismo especialmente entre os esportistas, mas deveria fazer parte do cardápio de todo mundo,já que a lista de ganhos que essa frutinha escura típica da Região Norte proporciona à saúde é inversamente proporcional ao seu tamanho.Os pesquisadores já perceberam isso e,por essa razão,ela tem sido alvo de diversos estudos e não tem decepcionado,pois tem apresentado muitos resultados positivos. Quer ver?Então confira o que ela oferece de bom ao organismo e veja como é a melhor forma de consumi-la.

1. Combate o envelhecimento.

Graças à sua alta concentração de antioxidantes—com foco para as antocianinas,responsáveis por sua cor arroxeada—o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo. 

2. Melhora o funcionamento dos intestinos

Esse efeito se dá porque ele oferece uma boa dose de fibras,quer melhora o trânsito intestinal.Uma porção com 100 gramas de polpa de açaí congelada conta com 2,6 gramas desse elemento.Para se ter uma ideia, em 2 e ½ colheres de sopa de aveia em flocos encontra-se 3,3 gramas de fibras.

3. Derruba o colesterol

Esse predicado foi confirmado através de um estudo realizado na Universidade Federal do Pará,que comparou dois grupos de cobaias,um que tomava uma bebida à base da fruta e outro que não ingeria esse alimento.Depois de 12 semanas,os pesquisadores constataram que o primeiro teve uma queda no LDL,o colesterol ruim,o que não aconteceu no segundo.Os louros nesse caso vão para os fitoesteróis e as antocianinas.A primeira compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais.Já a segunda combate a oxidação do LDL,o que evita a formação de placas nos vasos sanguíneos.

4. Protege o coração e melhora a circulação- Além de ser inimigo do colesterol ruim,o que já é um ganho e tanto para a saúde do peito,ele tem substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose,o endurecimento dos vasos,controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea. Foi isso o que mostrou um estudo publicado no periódico científico Atherosclerosis,da Sociedade Europeia de Aterosclerose.

5.Fornece energia -A fruta proporciona um gás extra para o organismo,já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes.O açaí é especialmente bem-vindo antes da malhação,pois sua digestão é rápida.Ou seja,garante mais disposição de maneira rápida,sem deixar aquela sensação de estômago pesado.

 6. Fortalece o sistema imune e previne infecções

De acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana,nos Estados Unidos,o açaí contém uma sustância chamada arabinogalactana,que estimula a ação das células de defesa do organismo,melhorando a sua eficácia.

7. Previne doenças degenerativas,como o Alzheimer O efeito aqui é duplo: suas substâncias antioxidantes combatem o estresse oxidativo produzido pelos radicais livre e reduzem o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide,dois fatores que estão diretamente ligados a esse tipo de mal.Esse foi o resultado de um trabalho realizado na Universidade de Adelaide,na Austrália.

8. Reduz o risco de câncer

A conclusão é de cientistas da Universidade da Florida,nos Estados Unidos,depois de estudar a ação do seu extrato contra a doença,em especial a leucemia.O mérito é das antocianinas,substâncias antioxidantes presentes em grande quantidade no açaí.

9. Ajudam a combater os quilinhos extras

Apesar desse alimento ser conhecido por ser muito calórico —fama,aliás, que ele merece—as antocianinas,são capazes de regular o funcionamento das células de gordura.Além disso,as fibras presentes no alimento aumentam a saciedade.Mas,nesse caso é preciso ter muito cuidado com as quantidades e os acompanhamentos.

10. Afasta e osteoporose - Benefício garantido pela boa concentração de cálcio do alimento,mineral que serve de matéria prima para a construção e as renovações constantes dos ossos,evitando que eles fiquem fracos.Outro ponto a favor do açaí é a sua boa concentração de potássio,outro nutriente que ajuda a manter o esqueleto forte.

Dra’s Açaí -O melhor açaí do nordeste 

Shopping Ponto Alto-Av.São Rafael,Nº.1273,Box 4T,São Marcos,Salvador-Ba

Aberto de Seg à Sáb. das 09:00h às 20:00h

Fontes: Breno da Silva Lozi, nutricionista pós-graduado em nutrição clínica e desportiva, professor de nutrição e dietética no Centro de Ensino Enf-Ciência, em Carangola, Minas Gerais, e Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e desportiva, de São Paulo. 

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com  Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook  





0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.