quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Camacan:Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Comunidade ganham força com Alan e Marcos


 O papel da fisioterapia e da terapia ocupacional na Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)A Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)é uma estratégia ampla que objetiva desenvolver a funcionalidade nas pessoas,evitando a instalação de disfunção, promovendo assim a saúde e o bem-estar.A RBC visa também a recuperar e integrar nas suas comunidades as pessoas portadoras de disfunções.
Em Camacan,sul da Bahia,os irmãos Alan e Marcos,bem sabem o quanto é importante esse trabalho para a comunidade.O fisioterapeuta Alan,vem se destacando com diversas atividades em que apresenta nas praças públicas ,fazendo com que vários idosos se exercitem e passem a ter melhor qualidade de vida. 
A estratégia da RBC é dar acesso aos serviços de saúde, educação e renda às pessoas com disfunções. Promoção de atitudes positivas em relação às pessoas portadoras de disfunções, prevenção das causas que as geram, oferta de serviços de reabilitação, oferta de oportunidades de treinamento e educação e apoio a iniciativas locais são algumas das ações da RBC. Para cada uma destas ações, a RBC oferece instrumentos para que os gestores monitorarem e avaliarem o custo benefício da implantação dos serviços. 
Entre as ações da RBC destaca-se a oferta dos serviços de fisioterapia e/ou terapia ocupacional. Existem milhares de estudos científicos mostrando o efeito benéfico da oferta desses serviços na promoção da saúde e bem-estar da população. Inúmeros outros estudos demonstram a redução dos custos com doença nas sociedades em que a fisioterapia e/ou terapia ocupacional é ofertada na comunidade.
Da legalidade da fisioterapia e da terapia ocupacional
A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional foram criadas em 13 de outubro de 1969 (Decreto-lei n° 938). Em 1975 foram criados os Conselhos Federal (Coffito) e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefitos), com a incumbência de fiscalizar os exercícios dessas profissões (Lei n° 6316/75).Os atos privativos e a regulamentação dessas profissões são estabelecidos em Resoluções do Coffito.Em especial, são atividades privativas do fisioterapeuta “executar métodos e técnicas fisioterapêuticos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente”. (Art.3º do Decreto-lei n° 938/69)  São atividades privativas do terapeuta ocupacional “executar métodos e técnicas terapêuticas e recreacional com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade mental do paciente”. (Art. 4° do Decreto-lei n° 938/69)Da obrigação do estado em prover os serviços de fisioterapia e terapia ocupacional
OBJETIVOS
Oferecer atendimento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional domiciliar de qualidade e gratuito nas Unidades Básicas de Saúde, nos Programas de Saúde da Família e nas escolas municipais aos moradores do município.
Específicos
• Promover a prevenção das disfunções, com manutenção da vida saudável
e do bem-estar;
• Dinamizar o serviço de atendimento do SUS;
• Melhorar a qualidade de vida da população em geral;
• Reduzir o absenteísmo escolar e no trabalho;
• Melhorar a funcionalidade da pessoa idosa;
• Oferecer tratamento pré e pós-operatório geral no domicílio do paciente, a
fim de minimizar intercorrências;
• Recuperar e/ou manter a funcionalidade da pessoa portadora de
deficiência, prevenindo as disfunções de forma a otimizar a sua inserção
no mercado de trabalho e a integração na vida comunitária;
• Reduzir os custos com internações hospitalares (níveis de atendimentos
secundários e terciários);
• Reduzir os custos com seguro desemprego.
LEIA MAIS AQUI.
Adicione o BLOG PAULO JOSÉ no seu WhatsApp: (73) 9 9941-5577
Presenciou algo importante ou registrou em foto, áudio ou vídeo?
Então compartilhe com a gente.

WhatsApp do PORTAL: (73) 9 9941-5577

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.