domingo, 11 de setembro de 2016

Cristo será iluminado de amarelo em apoio a campanha de prevenção ao suicídio


Créditos: reprodução
 
O Cristo Redentor ganha logo mais, às 19h30, iluminação  amarela em apoio à campanha de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo para lembrar que dia 10  é o o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a ação tem a finalidade de desmistificar o tema e mostrar à população que o suicídio pode ser evitado.
O suicídio envolve fatores socioculturais, genéticos e ambientais, mas a existência de um transtorno mental é considerada um forte fator de risco para a ação. De acordo com um levantamento da World Psychiatry, em 96,8% dos casos de suicídio caberia um diagnóstico de transtorno mental à época do ato fatal. De acordo com o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, “isso não significa que todo suicídio está relacionado a uma doença mental,  mas não podemos fugir da constatação de que o transtorno mental é um importante fator de risco para o suicídio”, avaliou o psiquiatra.
Na lista das doenças mentais que elevam a prevalência do suicídio estão: depressão, bipolaridade e transtornos decorrentes de dependência alcoólica e outras drogas psicoativas. “Problemas de personalidade, esquizofrenia e crises de ansiedade também devem ser observados com atenção”, analisa Antônio Geraldo da Silva.
Números   
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, os números também impressionam: segundo o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, foram registrados 11.821 suicídios em 2012, o que representa, em média, 32 mortes por dia.O Setembro Amarelo acontece em todo o país e já ganhou a adesão de várias cidades. Desde o início do mês, inúmeros monumentos ganharam iluminação amarela em apoio à campanha, o que tem chamado a atenção da população para o tema e sua prevenção. A iniciativa também tem gerado visibilidade para a cartilha de combate ao suicídio, feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina.
O material pode ser acessado por meio do link:http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14  .

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.