terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MEC divulga notas do Enem 2014

Estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas e privadas a partir da próxima semana

O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira as notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Para conferir a pontuação no exame, é preciso acessar o site do Enem e informar número de inscrição no Enem, CPF e senha. Com a nota, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas.


A nota das provas objetivas é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Além da nota das provas objetivas, os estudantes poderão conferir o resultado da redação. A prova é corrigida por dois corretores e pode valar de 0 a 1.000 pontos. Em caso de discrepância entre as notas, a redação é avaliada por um terceiro corretor. Nesta edição do Enem, apenas 250 pessoas tiveram nota máxima na redação.
Com a nota do Enem, os estudantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibilizou na segunda-feira a consulta por vagas em instituições públicas de ensino superior, incluindo 59 universidades federais. O período de inscrição começa no dia 19 e termina no dia 22. Este ano serão 205.514 vagas em todo o país.

Já os participantes do Enem que decidirem concorrer a uma vaga em instituições particulares poderão usar a nota do exame para se cadastrar no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições abrem entre os dias 26 e 29.

Além dos dois programas, o Enem também é usado para certificar o ensino médio, obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em nenhum dos casos, o participante poderá ter nota zero na redação.

O Enem 2014 foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro do ano passado. Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame em mais de 1.700 cidades.
Fonte/Veja Online

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.