quarta-feira, 30 de abril de 2014

CURIOSIDADE: Frio causa gripe ou resfriado?

Quem nunca acordou com sintomas de resfriado ou gripe depois de passar um dia exposto ao frio intenso? Apesar desse fato ser comum, não existem evidências científicas que comprovem que a exposição ao frio cause resfriado.
Um estudo da Escola de Medicina  da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, fez um teste com voluntários que foram expostos ao vírus do resfriado comum e depois entraram em permaneceram em ambientes gelados e quentes. O resultado do estudo foi que todos os voluntários ficaram doentes, sendo que a temperatura não interferiu no resultado.Especialistas dizem que pessoas que pegaram friagem e ficaram doentes fazem parte de uma coincidência. 

O fato das pessoas ficarem mais resfriadas durante o inverno está relacionado aos vírus respiratórios que circulam em ambientes fechados, e não por causa da temperatura.Durante o inverno, os vírus que causam resfriados estão mais ativos. Assim, podemos afirmar que o frio não causa resfriado, nem gripe.
A baixa temperatura só causa alergias e infecções porque o ar fica mais seco, afetando as mucosas do aparelho respiratório.Outro mito que merece ser esclarecido diz respeito ao sorvete. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sorvete também não causa resfriados. Então, se você ficou doente depois de tomar um sorvetinho é porque já estava com o vírus no organismo.


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.