quarta-feira, 30 de abril de 2014

FALANDO EM SAÚDE: AGRIÃO

Quem de nós já não ouviu uma história de um parente ou de um amigo mais velho que, um dia, em épocas passadas, tenha feito uso de alguma erva como medicina paliativa ou até mesmo para tratar doenças mais graves? Quem de nós já não se sentiu melhor do estômago depois de tomar um chá de boldo ou mais calmo depois de alguns goles de chá de camomila? Pois é... todas essas receitas nada mais são que a medicina caseira.
Verdura de sabor ligeiramente amargo e bem popular na mesa brasileira. O agrião é um excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito indicado nas bronquites crônicas. 

Ele também age contra um mal bem moderno: a nicotina - ainda que, claro, nenhuma planta apague de vez os seus estragos.Nomes populares: Agrião dágua, agrião-aquático, agrião-do-rio.

Fins medicinais: Diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse.Como usar: A simples digestão do agrião libera substâncias expectorantes que ajudam a limpar as vias respiratórias.

Pode ser consumido em saladas, batido em sucos ou tomado em chás ( 1 colher de sopa de folhas secas para uma xícara de chá de água fervente, três vezes ao dia)Atenção! Por ser abortiva, a infusão de agrião não deve ser consumida por grávidas. Além disso, o excesso costuma irritar a mucosa do estômago e as vias urinárias. Não deve ser ingerido por quem tem úlceras e doenças renais inflamatórias


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.