Construído nas administrações dos prefeitos Osmário Batista e Licurgo Ramos, o colégio tinha o objetivo de ministrar o ensino secundário e grande parcela da juventude de Canavieiras deve parte de sua formação àquela escola.Nos dias 24 e 25 de setembro,o Colégio Municipal Osmário Batista (CMOB)celebrou seus 67 anos de história e compromisso com a educação pública de qualidade.A programação especial contou com oficinas culturais e esportivas que envolveram toda a comunidade escolar: capoeira com os Mestres Lucas e Grilo da ACAZ,bioginástica com o professor Juliano Fraga,e dança com os professores Mara e Alldo Souza,do projeto sociocultural Raghajhoy.Os estudantes também participaram de jogos de tabuleiro e do interclasse,com disputas animadas de vôlei, baleado e futsal.No dia 26,a escola promoveu uma mesa de conversa voltada à conscientização sobre a pessoa surda.O jovem Sandro,com deficiência auditiva,compartilhou seu depoimento,emocionando os presentes.A professora Ana Maria Leal,carinhosamente chamada de “mãe do Festac”(Festival de Artes do CEOB),abriu o encontro com uma fala inspiradora sobre respeito e empatia.“Quando vocês ouvirem ou colocarem um apelido num colega,se coloquem no lugar dele ou dela.Nós estamos aqui pra isso,sermos pessoas de bem.”
O evento também contou com apresentações culturais do Grupo de Dança Rhagajhoy,da Levada Percussiva da ACAZ e da Famuca. Participaram da mesa o diretor do CMOB,Margeson Muniz,a professora e advogada Zezé Reis,e a maestrina Eunice Castro,reafirmando o compromisso da escola com a diversidade,a arte e a formação cidadã.
Informações: Anderson Souza - ASCOM/PMC
Fotos: Wagnevilton Ferreira Mestres Lucas(foto)e Grilo são importantes figuras da capoeira,ligados à ACAZ–Associação de Capoeira Adeptos de Zumbi,sediada em Canavieiras, Bahia. Mestre Lucas - fundou a associação em 5 de maio de 1993 em Canavieiras,ao lado do Mestre Daniel Canedo,de Salvador.Reportagem: Paulo JoséAos 67 anos de fundado, o Colégio Municipal Osmário Batista (Cmob)se moderniza e apresenta resultados positivos para a educação formal em Canavieiras.Construído nas administrações dos prefeitos Osmário Batista e Licurgo Ramos,o colégio tinha o objetivo de ministrar o ensino secundário e grande parcela da juventude de Canavieiras deve parte de sua formação àquela escola.
Em janeiro de 2016,o Colégio Osmário Batista(Ceob)voltou à administração da Prefeitura de Canavieiras,através de convênio firmado entre o Município e o Governo do Estado da Bahia,por meio da Secretaria Estadual da Educação.Pelos termos do convênio,alguns funcionários do Estado continuaram prestando serviço, juntamente com os servidores do Município.
O Cmob dispõe de 14 salas de aula ocupadas na parte da manhã e outras nove no período vespertino,que ainda dispõe de uma biblioteca e uma grande auditório.O colégio,conta,ainda,com uma quadra poliesportiva destinada à educação física e eventos esportivos. Completam a estrutura de apoio ao ensino, um laboratório de ciências, que se encontram em fase de renovação. Além do ensino das matérias formais, o Cmob também se preocupa com a formação dos cidadãos e para contribuir com isso promove uma série de eventos, como oficinas, palestras e debates.Nova concepção – O Colégio Estadual Osmário Batista(Ceob) sempre foi uma referência em educação junto à comunidade canavieirense.No período de 1958 a 1998 ofereceu o cursos técnico de Contabilidade e de 1958 a 2015,o curso Normal(antigo Magistério),que foram extintos, sem a implantação de cursos em outras áreas.
Atualmente oferece o Ensino Fundamental II nos turnos matutino e vespertino, e o Educação de Jovens e Adultos(EJA)– Fundamental II e Ensino Médio – no período noturno.
NOTÍCIA RELACIONADA:O COLÉGIO DE MUITOS NOMES E UM SÓ CORAÇÃO
O evento também contou com apresentações culturais do Grupo de Dança Rhagajhoy,da Levada Percussiva da ACAZ e da Famuca. Participaram da mesa o diretor do CMOB,Margeson Muniz,a professora e advogada Zezé Reis,e a maestrina Eunice Castro,reafirmando o compromisso da escola com a diversidade,a arte e a formação cidadã.
Informações: Anderson Souza - ASCOM/PMC
Fotos: Wagnevilton Ferreira
Reportagem: Paulo José
Aos 67 anos de fundado, o Colégio Municipal Osmário Batista (Cmob)se moderniza e apresenta resultados positivos para a educação formal em Canavieiras.Construído nas administrações dos prefeitos Osmário Batista e Licurgo Ramos,o colégio tinha o objetivo de ministrar o ensino secundário e grande parcela da juventude de Canavieiras deve parte de sua formação àquela escola.Atualmente oferece o Ensino Fundamental II nos turnos matutino e vespertino, e o Educação de Jovens e Adultos(EJA)– Fundamental II e Ensino Médio – no período noturno.
NOTÍCIA RELACIONADA:O COLÉGIO DE MUITOS NOMES E UM SÓ CORAÇÃO
WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!
0 Comentários
Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:
1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.
É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.