'Assustador, Aterrorizante'; comerciantes denunciam IBAMA em Canavieiras

Débora, proprietária do estabelecimento Encantos dos Camarões, no centro da cidade, publicou um vídeo nas redes sociais relatando o que chamou de situação “ASSUSTADORA e ATERRORIZANTE”.
A operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA)em Canavieiras,durante esta semana,provocou forte reação de comerciantes,pescadores,marisqueiras e lideranças locais.A fiscalização,que resultou no fechamento de peixarias e na apreensão de toneladas de pescado e mariscos,foi classificada como arbitrária,desorganizada e desproporcional pelo presidente da Câmara de Vereadores,Rone da Pescan,segundo informações da Costa Sul FM.
O presidente da Câmara de Vereadores de Canavieiras,Rone da Pescan(foto),afirmou que a ação foi marcada por truculência e abuso. Segundo ele,a maioria dos estabelecimentos do ramo foi fechada e os agentes exigiram notas fiscais de origem dos pescados e mariscos, apesar de,segundo eles,na Bahia,produtos oriundos da pesca artesanal e do extrativismo de marisqueiras serem isentos dessa obrigatoriedade.O parlamentar declarou que a normativa utilizada pelo órgão não se aplica à realidade do município e que a Câmara irá convocar o responsável pela operação para prestar esclarecimentos em plenário. 
Só faltou levar o freezer,conta a comerciante Débora,em um vídeo gravado.A  publicação está no Youtuber Blog Paulo José; Link logo abaixo. 
Um dos casos mais citados foi o da Peixaria Messias,que,de acordo com relatos,teve cerca de R$ 30 mil em mercadorias apreendidas,incluindo pescada,guaiaba,robalo,camarão sete barbas,camarão rosa e camarão VG,sem que houvesse sequer a pesagem do material.Comerciantes denunciaram que os agentes chegaram em comboio de viaturas,com armas de grosso calibre,e trataram trabalhadores como criminosos, humilhando pais e mães de família diante da comunidade. 
Débora,proprietária do estabelecimento Encantos dos Camarões,no centro da cidade,publicou um vídeo nas redes sociais relatando o que chamou de situação “assustador,aterrorizante,humilhante”.''Meu coração dói,meu coração chora''.Segundo ela,mesmo possuindo notas fiscais e declarações de estoque dos produtos comprados formalmente,foi impedida de comercializar pescados oriundos da atividade de marisqueiras e catadores,por não haver como exigir documentação fiscal de quem pesca ou coleta para o próprio sustento. Ela ainda criticou a postura dos agentes,que teriam levado todos os produtos de vizinhos comerciantes,deixando famílias sem fonte de renda. 

A RESEX de Canavieiras,repudiou a ação,afirmando que a normativa número 4,utilizada como base pelo IBAMA,é destinada a grandes unidades de beneficiamento de pescado e não deveria ser aplicada a pequenos comerciantes,marisqueiras e pescadores artesanais do município.Carlinhos,que representa a RESEX informou que irá buscar apoio do governo estadual e federal,além de adotar medidas legais contra o que chamou de operação abusiva. 
A população local cobra explicações imediatas e medidas que assegurem aos pescadores e comerciantes o direito de trabalhar sem serem tratados como infratores,em um cenário que vem sendo descrito como de verdadeiro terror para a economia e para as famílias que dependem da pesca artesanal em Canavieiras. 


 WhatsApp do BLOG PAULO JOSÉ: (73) 99941-5577.
Adicione nosso número e envie vídeo,foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe! https://www.instagram.com/fvpaulojose/ e https://www.facebook.com/blogpaulojose Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você!

Postar um comentário

0 Comentários