quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Eleições no Congresso: Lira busca recorde; Pacheco é favorito e Marinho assusta

Os 513 deputados e os 81 senadores vão escolher,nesta quarta-feira, quem serão os próximos presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente.Os pleitos vão acontecer às 16h30 e 16h, respectivamente.

Na Câmara,o cenário é amplamente favorável à reeleição de Arthur Lira (PP-AL,foto à direita).Após costurar uma frente ampla,que conseguiu unir em um mesmo bloco partidos antagônicos como PL e PT,Lira pode alcançar uma votação histórica.Até hoje,o deputado com o maior número de votos foi João Paulo Cunha(PT-SP).Em 2003,ele teve 434 votos a favor e recebeu o apoio de 8 partidos na época:PT,PCdoB,PSB,PDT,PPS, PV,PTB e PL.

Neste ano,Lira conta com o apoio de 20 siglas para ser reconduzido ao cargo.Ele também deve enfrentar apenas duas candidaturas, consideradas de menor importância:Marcel Van Hatten(Novo-RS)e Chico Alencar(Psol-RJ).A primeira não deve sequer ter aderência entre os bolsonaristas;a segunda,também deve ser escanteada pela esquerda.Os mais otimistas acreditam que Lira pode ter até 460 votos hoje.

No Senado,a situação é considerada menos simples para a reeleição de Rodrigo Pacheco(PSD-MG,foto à esquerda).Após uma boa largada, Pacheco enfrentou resistências nessa reta final de campanha.Hoje,até mesmo integrantes do governo acreditam que ele teria em torno de 45 votos.

Seu principal adversário é o ex-ministro Rogério Marinho(PL-RN),que conta com traições em partidos que hoje sustentam a candidatura de Pacheco,como o MDB e PSD.Metade do União Brasil e Podemos deve votar também no ex-ministro.Corre por fora o senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

A disputa acirrada entre os dois ponteiros obrigou o Palácio do Planalto a agir e liberar cargos no segundo e terceiro escalões para aliados de Pacheco.O presidente do Senado também fez sinalizações para a ala bolsonarista do Senado,como a possibilidade de votar um projeto de lei que limita os mandatos de ministros do STF. 

ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e https://www.facebook.com/blogpaulojose/


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.