sexta-feira, 18 de março de 2022

''Programa Despertar'' em Santa Luzia;saiba o que é,como funciona e quais objetivos

 

A prefeitura de Santa Luzia,governada por Fernando Brito,realizou no último dia(17/03),na Secretaria das Escolas do Campo,a apresentação do Programa Despertar.

O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR/BA,implantado em abril de 2005,com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social,a qual deve alavancar mudança de valores,aliada à postura cidadã e socioambiental.

TEMA DO ANO

Todo o ano o Programa Despertar tem um tema gerador e transversal para trabalhar e incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas.Dessa forma,é possível garantir o uso dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores,promovendo a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado.Assim,em 2022,o Programa Despertar elegeu o tema:Educação Empreendedora e Cooperativismo: práticas sociais para a vida em comunidade.

A escolha do tema  demonstra  a importância do estudo das cadeias produtivas locais,o papel do produtor rural na produção dos alimentos que chegam a nossa mesa,o uso da tecnologia no campo e as práticas sustentáveis de agricultura e pecuária,além da valorização das comunidades campesinas e a promoção do empreendedorismo no campo.

AÇÕES REALIZADAS

No Programa Despertar muitas ações são realizadas pelos municípios sem a contrapartida do SENAR.As ações são planejadas no Plano de Ação da Coordenação Municipal nos 6 eixos estratégicos cujas ações são executadas pelas escolas.

Eixos Estratégicos:

Gestão democrática e Políticas Públicas em Educação Ambiental;

Currículo;

Infraestrutura e Espaço Físico Sustentável;

Produção Sustentável;

Ações Ecológicas,Saúde e Qualidade de Vida;

Comunicação/Visibilidade e Parcerias.

A ação segue a Metodologia Freiriana“Aprender a fazer fazendo”,que tem como objetivo apresentar para as crianças e adolescentes que vivem no meio rural a importância do produtor rural na produção dos alimentos.


ADICIONE o WhatsApp do Blog Paulo José-Compromisso com a Verdade,Compromisso com  Você! 73 9 9941-5577 http://Instagram.com/fvpaulojose e Clique aqui e siga nossa página no Facebook  


0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site:
Não serão aceitos comentários que:

1. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
2. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
3.Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Paulo José.

É LEI NO BRASIL – Todo jornalista tem o direito constitucional de revelar denúncias recebidas de fontes anônimas e manter o sigilo sobre elas.